TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Conhecimento Filosófico Para Educadores

Por:   •  13/6/2019  •  Dissertação  •  380 Palavras (2 Páginas)  •  186 Visualizações

Página 1 de 2

A filosofia da educação tem como objetivo desenvolver um pensamento crítico, sendo para o educador um papel de grande importância para o desenvolvimento de uma sociedade, uma vez que atua como um formador de opinião intencionando a efetivação de condições pautadas em princípios éticos, políticos e estéticos que propiciem o saber. Aguiar e Casteleira (2018) propõe a ideia de uma reflexão profunda da realidade para que se possa compreender que a história se constitui de possibilidades, cabendo aos indivíduos, uma oportunidade de construir a sua realidade, de interferir, de ter curiosidade, de questionar algo.

O foco da filosofia da educação é levar o homem a adotar e desenvolver uma postura crítica que o leve a esclarecer seus questionamentos, suas ideias e suas ideologias. Considerando que a filosofia se apresenta com um caráter interdisciplinar, por fazer a ligação entre as mais diversas disciplinas e ciências, por esse motivo Aranha (1996) traz a ideia de que é necessário que a formação acadêmica não esteja voltada somente para o preparo técnico-científico, mas também para a politização e a fundamentação filosófica de sua atividade.

Luckesi (1992) apresenta dois níveis de conhecimento, informação advinda do senso comum, este tipo de saber está relacionado com as práticas diárias, com as relações humanas, e como é realizado no dia a dia, não questiona os acontecimentos, nem explica os significados dos mesmos ou das coisas ao seu redor. E o conhecimento que surge do senso crítico, este está sempre atento aos fatos da realidade, e busca o verdadeiro significado e a essência dos acontecimentos e das coisas que ocorrem ao seu redor.

Portanto, de acordo com Saviani (2009), a função da filosofia da educação é acompanhar reflexiva e criticamente a atividade educacional de modo que explicite os seus fundamentos, esclareça as tarefas e as contribuições das diversas disciplinas pedagógicas e avalie o significado das soluções escolhidas. Sendo papel dos educadores despertar a consciência dos educandos, refletindo de forma direta na formação política, das comunidades em que vivem, proporcionando condições para uma reflexão crítica sobre realidade, considerando sempre a possibilidade de mudanças.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (27.4 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com