TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educadores Disseminadores de Conhecimentos

Por:   •  29/10/2022  •  Trabalho acadêmico  •  365 Palavras (2 Páginas)  •  73 Visualizações

Página 1 de 2

                                       

 Atividade Contextualizada

A educação tradicional baseia-se na noção de que os educadores têm responsabilidade unilateral por todo o processo de conhecimento, enquanto a nova educação busca transformar os alunos em protagonistas do conhecimento.

Com a crença de que apenas os educadores são os disseminadores do conhecimento, a educação tradicional tornou-se o modelo educacional utilizado por muitos anos. Por outro lado, a nova educação representa um modelo educacional que preconiza tornar os alunos protagonistas do conhecimento e torná-los mais ativos. Deixe-os desempenhar um papel central em todo o processo. Mas como isso acontece? As atividades realizadas decorrem de seus interesses, curiosidades ou necessidades.

Relação professor/Aluno: Nas escolas tradicionais, o professor detém o conhecimento, é o guia do processo de aprendizagem e o modelo a seguir. A aprendizagem teórica é para o professor, não para o aluno. Na nova escola, o aluno está no centro do processo e há muito foco no estado de espírito da criança.

Metodologia: Nas escolas tradicionalistas, a sala de aula é meramente ilustrativa. O princípio da nova escola é aprender fazendo. Concentra-se não apenas na inteligência, mas também no corpo através do desenvolvimento da atividade física e das habilidades motoras.

Conteúdo: Nas escolas tradicionalistas, o conhecimento acumulado pelos humanos é adquirido por meio de esforço intelectual não relacionado à prática. Na nova escola, o professor é apenas um facilitador da aprendizagem, pois a seleção do conteúdo é feita em torno dos interesses dos alunos, e o conteúdo que é o objetivo da aprendizagem precisa ser compreendido e não memorizado.

Avaliação: Nas escolas tradicionais, a principal ferramenta é o exame, no qual há uma valorização das informações acumuladas; nas novas escolas, a avaliação é uma das etapas do aprendizado. O sistema de premiação foi destinado à competição, substituído pela cooperação e solidariedade. Assim, as discussões são estimuladas para compreender o significado e as necessidades das normas coletivas. A nova escola serve ao capitalismo porque o prepara para o modelo capitalista. Houve progresso na prática de ensino.

Na educação tradicional, foco do aprendizado é o conteúdo, sempre passado por um mestre à frente da sala. Na Educação nova ou moderna há o princípio pensado para envolver os alunos na sua própria aprendizagem, colocando-os num papel central em todo o processo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (26 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com