TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Desabrumo dos Edifícios de Santos

Por:   •  26/10/2015  •  Seminário  •  3.552 Palavras (15 Páginas)  •  172 Visualizações

Página 1 de 15

3 BIZÂNCIO

3.1 Conceituação histórica da civilização bizantina

O Império Bizantino, a colônia grega de Bizâncio foi transformada na cidade de Constantinopla pelo Imperador Constantino no ano de 330, já o Imperador Teodósio dividiu o território Romano em Ocidente e Oriente, pois o território do Ocidente estava em crise no ano de 395. A sua localização Constantinopla foi a capital do Império Romano no Oriente.

A Sociedade era composta pelo Imperador a nobreza e o clero. A elite era composta por fazendeiros ricos, comerciantes e donos de oficinas artesanais. Grande parte da população era formada por pobres camponeses que trabalhavam muito, ganhavam pouco e pagavam altas taxas de impostos.

Religião – os cristãos bizantinos não concordavam com os católicos, pois não reconheciam a natureza física de cristo divergindo de princípios do catolicismo, não adoravam imagens. No oriente temos o Imperador e no ocidente o Papa. Esses conflitos terminam quando a igreja é dividida católica apostólica e a igreja católica ortodoxia.

Governo – o poder era centralizado nas mãos do Imperador, o qual tinha seu poder considerado como uma coisa divina.

Exército – O exército era formado pelos soldados que também exerciam funções de médicos ou técnicos.

Economia - A cidade de Constantinopla era um centro comercial bem favorável, pois a cidade era rodeada de águas. Atividades agrícolas, mas pertenciam aos estados. A base de mão de obra eram de camponeses.

As muralhas terrestres e marítimas de Constantinopla foram construídas por Constantino, elas cercavam toda a cidade protegendo de ataques marítimos e terrestres, as muralhas eram equipadas por soldados e armamentos, como também depois de um tempo começaram a ser demolidas, pois não tinham conservação e manutenção. A cidade de Constantinopla começou a crescer a população por fora das muralhas, então o Imperador Teodósio construiu outras muralhas. Entre a muralha externa e o fosso havia um terraço externo, e havia um parapeito baixo sobre a escarpa oriental do fosso.

O fosso se situava a uma distância de cerca de vinte metros da muralha externa, criando um terraço chamado de parapeito, sobre o qual uma estrada pavimentada seguia ao longo da parede. O fosso em si tinha mais de 20 metros de largura e 10 de profundidade, e tinha um muro com 1,5 metros de altura em seu lado interior, que servia como a primeira linha de defesa das fortificações. Paredes transversais cruzavam o fosso, cônicas no topo de modo que não pudessem ser usadas como pontes; descobriu-se que algumas delas continham canos que traziam água para a cidade das terras altas a norte e oeste da cidade, e desde então vêm sendo vistas como espécies de aquedutos, que serviam para trazer água para preencher o fosso e como represa, divididos em compartimentos e permitindo que a água ficasse estancada ao longo da extensão das muralhas. Existe, no entanto, poucas evidências diretas nos relatos dos cercos à cidade para sugerir que o fosso tenha sido alguma vez preenchido.

A Muralha Teodosiana ao longo de sua história foi danificada por terremotos, e obras de restauro foram realizadas em diversas ocasiões, como evidenciam as numerosas inscrições em homenagem ao imperador ou seus servos que trabalharam nestas obras.

Atualmente, Constantinopla é conhecida como Istambul e pertence à Turquia. Apesar de um passado turbulento, seu centro histórico encanta e impressiona muitos turistas devido à riquíssima variedade cultural que dá mostras dos diferentes povos e culturas que por lá passaram.

3.2 Materiais construtivos empregados na época e como eram utilizados

Os bizantinos destacaram-se em diversos feitos, dentre eles na engenharia. Através da elaboração de sistemas de abastecimento de água e drenagem, construção de magníficas estruturas religiosas e as muralhas de proteção que cercavam toda a cidade.

Fonte: Bruno Silva nº20081788

MURALHAS: A cidade era rodeada por uma linha de muralha tríplice, com vinte quilômetros e cinquenta portas reforçadas. As muralhas eram de pedra e foram consideradas um dos mais complexos e elaborados sistemas construídos. À medida que a cidade cresceu, a linha dupla das Muralhas de Teodósio foi construída no século V.

As Muralhas Teodosianos eram constituídas por parede interna de estrutura sólida, com cinco metros de espessura e doze metros de altura. Compostas por blocos de calcário e preenchido com argamassa feita de cal e tijolos prensados. A estrutura era atravessada por uma camada de 40 centímetros de espessura, composta por sete a onze tijolos romanos; a fim de fortalecer a coesão da estrutura ao unir a fachada de pedra com o centro de argamassa, aumentando a resistência aos terremotos.

Fonte: www.istanbultoursconnect.com / Muralha de Teodósio

AQUEDUTOS: Considerado um feito da engenharia, o sistema de aquedutos de Bizâncio, atual Istambul, coletava águas de lugares longíssimos (até 200 km de distância). Chegando até a cidade, a água era armazenada em uma das muitas cisternas, que ainda existem e continuam a armazenar água potável, só que das chuvas. As pedras utilizadas para a construção do aqueduto foram trazidas das muralhas da antiga cidade de Calcedônia.

Denominado de Aqueduto de Valente, situa entre a terceira e quarta colina da cidade antiga, possui 64 metros de altura desde o nível do mar e 20 metros desde a sua base. Inicialmente tinha 1 km de longitude, porem atualmente conserva-se 600 metros, no bairro de Unkapani e 200 metros em Beyazit.

Fonte: "Valens Aqueduct" por © José Luiz Bernardes Ribeiro /. Licenciado sob CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons.

BASÍLICAS: Conhecidos por suas magníficas edificações, os bizantinos destacaram-se na construções de suntuosas basílicas, dentre as quais a mais famosa é a de Santa Sofia.

Como elemento principal da arquitetura bizantina temos as abóbodas,técnica na qual era fixada a cúpula sobre uma base quadrada. Outras duas formas também eram utilizadas, sendo:

Usar pedículos: Triângulos que se elevavam dos ângulos do retângulo e se curvavam, unindo-se num círculo.

Usar arcos: Pequenas abóbodas absidais ligando os ângulos do retângulo sejam num tambor quadrado ou ao nível dos principais arcos de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.3 Kb)   pdf (98.3 Kb)   docx (22.3 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com