TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ESTUDO DE CASO SEMESTRAL

Por:   •  3/5/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.595 Palavras (7 Páginas)  •  132 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA

SETOR DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO

CURSO DE COMÉRCIO EXTERIOR

ADRIANO NUNES NOGUEIRA

ESTUDO DE CASO SEMESTRAL

PONTA GROSSA

2020

ADRIANO NUNES NOGUEIRA

ESTUDO DE CASO SEMESTRAL

Trabalho apresentado à disciplina de Geografia Política como forma de avaliação da disciplina, sob orientação do Professor Brendo Francis Carvalho.

PONTA GROSSA

2020

RESUMO E AVALIAÇÃO DE DANOS

Casas, hospitais, escolas e rodovias foram danificadas. Kamalandiya, país onde está a região de Surena, tem um governo central fraco, onde seus recursos e serviços são escassos. Três estados da região costeira foram afetados, que ficam à aproximadamente 320 quilômetros da Capital Lasker, a leste. Mais de 177 mil pessoas foram afetadas, 9.204 famílias no Norte, 3696 em Westerland e The Riverlands é o estado da região com o maior número de famílias atingidas, 19.807. A população total de mulheres e crianças afetadas pelas inundações foi calculada em 141 mil (35.402 crianças de 0 à 5 anos, e 70.806 de 6 à 15 anos).

Relata-se que 36 pessoas morreram e 147 ficaram feridas na região, desde o início de fortes chuvas, há duas semanas. 35 mil casas foram afetadas diretamente, 10.574 campos de agricultores danificados e mais de 2 mil latrinas inutilizáveis, 12 das pontes de transporte afetadas e 516 instituições públicas entre clinicas, escolas e escritórios governamentais degradados pela inundação. Há danos extensos nos sistemas de abastecimento e distribuição de água em vários locais. Até o momento foram relatados 6,742 casos de crianças com diarreia aguda. A maioria desses casos foram relatados em Westerland, onde o acesso a áreas remotas por estradas é dificultado por danos e conflitos civis. Surena também sofre desde ontem graves interrupções nos serviços telefônicos e no fornecimento de eletricidade. Pode-se observar também a falta de alimentos e itens de higiene básicos, como foi relatado por ONGs e agencias internacionais, que buscam implantar equipes de emergência em Surena urgentemente, porém estamos tendo dificuldades de acesso à área devido ao alagamento nas estradas e danificações nas pontes, e as organizações carecem de transporte aéreo e marítimo, por mais que haja uma pequena pista de pouso funcional em The Riverlands.

Nessa situação, visto que o governo nacional é incapaz de fornecer colaboração civil para apoiar uma ação humanitária, a Agencia de Proteção Civil de Kamalandiya, necessita urgentemente de intervenções para restauração da região e levar suprimentos que podem beneficiar 9500 pessoas por uma semana.

RESUMO E ANÁLISE DE NECESSIDADES IDENTIFICADAS

        Kamalandiya é um país de baixa renda, sendo assim, apresenta Produto Interno Bruto (PIB) per capita abaixo de 750 dólares. Dentro desse contexto pode-se esperar que muitas pessoas irão necessitar de ajuda para se reerguer, fundos e doações em espécie serão necessárias. Através desse relatório espera-se que a cobertura da mídia possa mostrar que as informações agora estão consistentes para a assistência internacional, os países internacionais e os vizinhos, bem como as organizações internacionais e que eles possam determinar o quantitativo dos fundos e doações a serem enviados.

        516 instituições públicas foram afetadas, entre elas, escolas, clinicas e prédios governamentais. Será necessário auxilio para abrigo, tanto medico quanto domiciliar, assim como, suprimentos médicos e profissionais para prestar auxílio. O foco deve estar nas regiões mais afetadas, e em Westerland será necessário pediatra, já que 6.742 casos de crianças com diarreia aguda foram registados. Estradas e conflitos civis dificultam o acesso a essa área, sendo que a presença militar é necessária neste local para dar acesso a suprimentos médicos e os profissionais. Deve-se lembrar que em Westerland a oposição armada tem presença conhecida, e por configurar pontos de verificação nas principais estradas. Seguindo os relatos de 36 mortos, é preciso verificar se os corpos tiveram destino correto. 147 pessoas ficaram feridas na região, elas também irão precisar de suprimentos médicos, equipamentos e assistência medica. É preciso contabilizar no montante anterior essa demanda.

        Deve-se tentar negociar com as tribos contrarias ao governo uma trégua, para que o desastre natural não seja agravado com conflitos civis e militares.

        No total mais de 35.407 famílias foram afetadas, The Riverlands é o local que concentra o maior número de famílias atingidas, 19.807. Deve-se enviar abrigos temporários a estes locais, assim como substitutas as latrinas destruídas, para evitar contaminações por doença. Há extensos danos no sistema de abastecimento e distribuição de agua. Os voluntários do KRCS estão auxiliando na resposta de conscientização sobre higiene, campanhas de limpeza, drenagem de agua acumulada e tratamento de agua doméstica. Tradicionalmente as mulheres que são responsáveis pelas tarefas domesticas e por buscar agua, sendo assim, elas devem ser o foco da conscientização para não utilizarem fontes de agua contaminadas e não protegidas. Essas fontes devem ter seu acesso proibido e buscar analisar se podem receber tratamento. Respeitando a cultura do povo, o objetivo deve estar em entregar as doações de agua para as mulheres.

        12 pontes de transporte danificadas, sendo assim, será necessária ajuda militar na instalação de pontes de emergência no lugar das danificadas.

        Através de uma ONG local, percebe-se a necessidade de consertar os serviços telefônicos, de energia e radio, este, que seria usado para atividades de conscientização quanto a saúde. Muito importante, pois além dos suprimentos arrecadados, é necessário que a população esteja informada para evitar outros surtos de doenças. Várias ONGs e agencias internacionais estavam em Kamalandiya após uma erupção vulcânica no planalto no ano passado, porém carecem de suprimento para fornecer equipes de emergência. Atores humanitários nacionais em Lasker relatam falta de acesso à região de Surena para prestar assistência. Para utilizar a pista de pouso em The Riverlands é preciso apoio de outras organizações e Estados para transporte aéreo e marítimo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)   pdf (63.1 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com