TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O RELATORIO ENSINO MEDIO PAULO SEXTO

Por:   •  22/9/2022  •  Artigo  •  3.857 Palavras (16 Páginas)  •  95 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 1][pic 2]

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO CENTRO DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS

DEPARTAMENTO DO CURSO DE GEOGRAFIA CURSO DE GEOGRAFIA LICENCIATURA

ALBERTO COSTA DIVINO FILHO MARLON ROBERTH LOURO DA SILVA

RELATÓRIO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO ENSINO MÉDIO

SÃO LUÍS/MA 2022

ALBERTO COSTA DIVINO FILHO MARLON ROBERTH LOURO DA SILVA

RELATÓRIO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO ENSINO MÉDIO

Relatório apresentado ao Curso de Geografia Licenciatura da Universidade Estadual Maranhão, como requisito para obtenção de nota na disciplina de estágio corricular do ensino médio.

Docente: Prof. Dr. Ilton Jardim de Carvalho Junior

SÃO LUÍS/MA 2022

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO        4
  2. REVISÃO LITARÁRIA        5
  3. METODOLOGIA        5
  1. Primeiro contato        5
  2. Caracterização da escola e do corpo docente        6
  3. Caracterização dos professores e supervisores        8
  1. RELATO DE VIVÊNCIA DO ESTÁGIO NA ESCOLA        9
  1. Observação e regencias        9

4.1.2 1º ano do ensino médio do EJA        10

4.1.2.3 Regencias do 1º ano das turmas 100 e 101        12

4.1.2.3.4 Regencias do 2º ano da turma 200        12

  1. CONCLUSÃO        13

REFERÊNCIAS        15

  1. INTRODUÇÃO

O estágio é de grande importância na jornada acadêmica como um todo, é um dos momentos mais significativos no processo de formação do graduando em curso de licenciatura. De acordo com Lei 11.788, de 25 de setembro de 2008, define “o estágio como o ato educativo escolar supervisionado, que visa à preparação para o trabalho produtivo do estudante”. O campo de estágio enquanto eixo curricular central da formação docente fomenta a formação identitária, saberes e conduta de exercício profissional do futuro professor (PIMENTA E LIMA, 2010).

Assim, o estágio supervisionado é entendido como um momento de prática docente e, ao mesmo tempo, de aprendizagem. Nesse contexto, nos cursos de licenciatura, os estágios são vinculados ao componente curricular Prática de Ensino, cujo objetivo é o preparo do licenciando para o exercício do magistério em determinada área de ensino ou disciplina (PICONEZ, 1991).

Representa assim, a inserção do profissional em formação no campo da prática para ter experiência da docência, vivenciando dia a dia a regência de classe e a realidade da sala de aula, que são saberes fundamentais na construção de um saber docente, pois uma formação baseada no contexto real possibilita a construção de conhecimentos durante o estágio, sendo um vasto campo para quem deseja êxito na sua profissão.

O estagio apresenta-se para muitos estagiários como uma linha tênue entre a certeza e a incerteza, este misto de sentimentos corrobora com experiências exitosas ou muito desanimadoras que refletirão na progressão da docência ou em sua desistência (PONTUSCKA,2010).

O estagiário deve ter como o foco desenvolver a capacidade crítica de compreensão da sua própria prática de ensino enquanto mecanismo de transformação social, uma vez que a escola se apresenta como formadora de cidadãos. Então é importante discutir o estágio supervisionado como espaço de formação e de construção de saberes que oportuniza o desenvolvimento das aprendizagens significativas e indispensáveis da docência. Nesse sentido o objetivo deste trabalho é descrever a vivência escolar e a adequação da prática de ensino neste período pandêmico, destacando as aulas de Geografia em um novo modelo de ensino híbrido, no Ensino Médio da instituição Centro Educa Mais Paulo VI durante o Estágio Supervisionado Curricular do Ensino Médio.

É este o momento de colocar em prática os conhecimentos que construímos durante anos, juntos com os nossos professores e colegas de turma. Sendo assim, a partir da experiência de observação e das aulas ministradas na disciplina de Geografia, relatamos o compartilhar, vivenciar das experiências adquiridas, buscando desta maneira, constatar os

possíveis pontos positivos e negativos da realidade do ensino público.

  1. REVISÃO LITERARIA

Nesse vieis, a escola e a família são as principais fontes de socialização do ser humano, e por este motivo o ato de educar é a principal forma de conscientizar as pessoas. Uma educação transformadora envolve não só uma visão ampla de mundo, como também a clareza da finalidade do ato educativo, uma posição política e competência técnica para programar projetos a partir do aporte teórico e formador de profissional competente. (JR PHILIPPI; PELICIONI, 2005 apud EFFTING, 2007).

Com base nos autores supracitados e nos Parâmetros Curriculares Nacionais, pode-se perceber que a educação não é baseada somente em conteúdos exigidos pelo capitalismo, onde os alunos são meros receptores de informação, aprendendo para o mercado de trabalho. O professor também tem o dever de passar conteúdos que tem responsabilidade socioambiental que são importantes para manter o bem-estar, tanto dos seres humanos como da natureza. Dentre as funções do educador, estar o de educar seus alunos, formar cidadãos críticos, despertar nos alunos o interesse do aprender e vontade de buscar alternativas para diminuir o consumo de bens da natureza.

Segundo Contreras (2002), a principal limitação para a prática docente reflexiva está diretamente relacionada com o fato de que o professor fica limitado para desenvolver sua prática apenas à sala de aula já que o fato de atender aos questionamentos dos alunos sobre o cenário de ensino aprendizagem, pois o profissional que reflete sobre a sua prática se questiona e acaba por questionar a instituição escolar o que pode gerar conflitos institucionais e pedagógicos que se tornam limites à ação ampla do professor.

  1. METODOLOGIA

  1. Primeiro contato

Vale afirmar que o nosso primeiro contato com a escola se deu no dia 28 de abril do ano de 2022, para a formalização da nossa participação como professores estagiários (Alberto e Marlon) nas dependencias da escola, por meio da carta de apresentação assinada pela direção do Curso de Geografia em Licenciatura da UEMA. V a l e a f i r m a r , q u e n o d i a a c i m a m e n c i o n a d o ocorreu a nossa apresentação, seguida de uma reunião com a presença da professora Danielly Cristina Teles Silva/ Gestora Auxiliar mat. 297219-00, que no periodo noturno acumula as funções de diretora Adjunta/coordenadora pedagógica da Escola Centro Educa Mais Paulo VI, onde fomos muito bem recepcionados e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.6 Kb)   pdf (617.4 Kb)   docx (495.6 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com