TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Relatório de Estágio

Por:   •  9/11/2019  •  Relatório de pesquisa  •  3.294 Palavras (14 Páginas)  •  5.054 Visualizações

Página 1 de 14

FACULDADE EDUCACIONAL DA LAPA GEOGRAFIA

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ESTÁGIO SUPERVISIONADO I

 

 

 

 

 

 

 

JURANDIR ARAUJO FRAZÃO FILHO 106452636  

 

 

 

 

 

 

 

 

SÃO FÉLIX DO XINGU

2018

FACULDADE EDUCACIONAL DA LAPA GEOGRAFIA

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ESTÁGIO SUPERVISIONADO I

Trabalho apresentado como requisito parcial para a atribuição de nota na disciplina de Estágio Supervisionado I, do curso de Licenciatura em Geografia da Faculdade Educacional da Lapa – FAEL.

 

Orientador: Prof. (a). Josilene Bach Chimboski Hornung

.

 

 

JURANDIR ARAUJO FRAZÃO FILHO 106452636  

 

 

 

SÃO FÉLIX DO XINGU

2018

SUMÁRIO

 

1        INTRODUÇÃO        03

2        O ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GEOGRAFIA        04

2.1        ENSINAR A GEOGRAFIA        06

2.2        O ENSINO DA GEOGRAFIA E OS RECURSOS TECNOLOGICOS        09

2.3        O COLÉGIO ÁGAPE        10

2.4        A OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE DA TURMA        11

3        CONSIDERAÇÕES FINAIS        12

REFERÊNCIAS        13

ANEXO A –        14

Permissão da escola para estágio .............................................................................................15

Ficha de Avaliação na Escola-campo.....................................................................................................16

Ficha de comprovante de carga horária folha  01.....................................................................17

Ficha de comprovante de carga horária folha  02.....................................................................18


  1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho refere-se ao Relatório de Estágio Supervisionado I, no 6º e 7º ano do ensino fundamental, na disciplina de Geografia realizado no Colégio Ágape.

A importância do estágio é fundamental para quaisquer atividades profissionais que venhamos a desempenhar durante a vida. É este o momento de colocarmos em prática os conhecimentos que adquirimos ao longo de anos de curso, juntos com os nossos professores e colegas de turma.

Estas características são aprimoradas quando pensamos na carreira docente, independente dos entendimentos de compreensão da realidade que cada sujeito adote para o exercício de sua carreira profissional e para sua atuação no magistério é inegável a importância que as diferentes oportunidades propiciadas pelo estágio possuem na formação deste futuro professor, oferecendo-lhe oportunidades de comparação entre a realidade do ensino escolar com as teorias aprendidas durante a formação acadêmica.

Para desenvolver este trabalho utilizamos como metodologia a observação sistemática das ações desenvolvidas em sala de aula nas turmas de 6º e 7º ano no Colégio Ágape, também foram planejados e aplicados 5 planos de aula abordando temas variados como: Os biomas presente no território brasileiro; o bioma Amazônia; O bioma pantanal; sustentabilidade; Ações coletivas de sustentabilidade.

Sendo assim, a partir da experiência de observação e das aulas ministradas na disciplina de Geografia dá-se, o relato, o compartilhar, vivenciar as experiências adquiridas, buscando desta maneira, constatar os possíveis pontos positivos e negativos da realidade da prática do ensino.


2. O ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GEOGRAFIA

O estágio supervisionado em Geografia é o momento da vivencial do discente  em sala de aula, tem como objetivo fundamental a formação de futuros professores, para atuarem na sociedade, especialmente, nas escolas de ensino fundamental e médio estes devem propor desafios e pensar na prática, cumprindo a função de docente para além do compromisso funcional.

A experiência do estágio é essencial para a formação integral do aluno, considerando que cada vez mais são requisitados profissionais com habilidades e bem preparados. Ao chegar à universidade o aluno se depara com o conhecimento teórico, porém muitas vezes, é difícil relacionar teoria e prática se o estudante não vivenciar momentos reais em que será preciso analisar o cotidiano (MAFUANI, 2011, p.13).

É a fase decisiva do curso de Licenciatura, pois, esta experiência promove a responsabilidade de ser docente iniciando a profissão. A prática da regência em sala de aula o graduando elege a escola e a turma onde irá atuar, passando por um processo de orientação e de elaboração do plano de aula.

Deste modo, é imaginado como um campo de treinamento, um espaço de aprendizagem do fazer real, o possível com os meios que a instituição lhe oferece, onde um leque de situações, de atividade de aprendizagem profissional se manifesta no estágio, tendo em vista sua formação (BURRIOLLA, 2001, p.13).

O tem o papel de auxiliar na formação docente, pois, o mesmo propicia aos licenciados vivenciar a realidade do professor de uma determinada escola pública brasileira a partir da convivência no espaço escolar. O estágio é o único momento que o aluno pode exercer o conhecimento aprendido no decorrer da graduação, por ser um componente curricular de formação de professores que integra como unidade entre teoria e prática pedagógica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.2 Kb)   pdf (1.2 Mb)   docx (1.6 Mb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com