TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Relatório de Estágio

Por:   •  2/6/2021  •  Trabalho acadêmico  •  9.904 Palavras (40 Páginas)  •  181 Visualizações

Página 1 de 40

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13][pic 14]

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO................................................................................................03
  2. ESTUDO DE ARTIGO.....................................................................................04
  3. ANÁLISE DO TEXTO DA BNCC....................................................................06
  4. A ORGANIZAÇÃO DA ESCOLA....................................................................08
  5. ANÁLISE DA PROPOSTA PEDAGÓGICA DA ESCOLA .............................11
  6. ENTREVISTA COM O PROFESSOR REGENTE ..........................................18
  7. OBSERVAÇÃO DAS AULAS DE GEOGRAFIA............................................19
  1. Diário de observação 1...........................................................................19
  2. Diário de observação 2...........................................................................22
  1. PLANO DE UNIDADE ....................................................................................25
  2. RELATO DA APRESENTAÇÃO DO PLANO DE UNIDADE ........................28
  3. RELATO DA REGÊNCIA................................................................................29
  4. ANÁLISE DE LIVRO DIDÁTICO.....................................................................31
  5. PROJETO DE ENSINO “O ENSINO DE GEOGRAFIA POR MEIO DO ESTUDO DE CAMPO” ...................................................................................33
  6. APRESENTAÇÃO DO PROJETO DE ENSINO.............................................36
  7. CONSIDERAÇÕES FINAIS............................................................................37
  8. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ..............................................................38
  1.  INTRODUÇÃO

O Estágio Supervisionado é de caráter obrigatório, como manda a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei Federal nº. 9.394, de 20 de dezembro de 1996), a qual determina que toda Licenciatura deve ofertar essa etapa no processo de formação docente para atuarem na rede de ensino pública ou privada de ensino. O mesmo precisa cumprir carga horária específica sob orientação e supervisão do supervisor de campo. Visa a formação acadêmica, pessoal e profissional do futuro docente. É dever de cada Instituição de Ensino Superior organizar o estágio, seguindo sempre critérios gerais específicos.

O estágio é o momento de colocar em prática o conhecimento teórico obtido na graduação, as metodologias, ideias, formas de avaliação e demais aprendizados, tanto para sua atuação docente em regência, quanto para sua análise criteriosa dos processos formativos que envolve o aluno, transpondo também para sua observação da estrutura física e organizacional inerentes a escola. Esse portanto, é o momento em que o aluno poderá entrar em contato com os aspectos gerais que é ser professor, compreendendo suas competências e responsabilidades além da sala de aula, e conhecer o campo de trabalho que poderá trabalhar futuramente. Assim, o estágio é como um laboratório pedagógico, um ambiente de testes para a docência, bem como de conhecimento da realidade do futuro licenciado.


  1.  ESTUDO DE ARTIGO

O ensino de Geografia por muito tempo foi caracterizado como memorizar nomes de lugares, dados numéricos e uma série de conceitos que se tornam demasiadamente teóricos e sem contextualização com a realidade dos alunos. Na contemporaneidade, porém, a abordagens dos conteúdos de Geografia necessitam de metodologias inovadoras, capazes de atrair a atenção dos alunos e estimular a busca destes por mais conhecimento.

Deste modo, o autor do artigo defende a importância de suplantar percalços atrelados ao ensino de Geografia que ainda persistem na atualidade, como a supressão de assuntos que nada têm colaborado com a compreensão de conceitos básicos da disciplina. Deve-se, portanto, partir para uma abordagem metodológica que estimule a participação ativa dos alunos. Para isso, é preciso fornecer subsídios teóricos necessários complementados pela prática. Sendo a prática uma contextualização do embasamento teórico obtido e aplicado na realidade local do aluno.

Dessa forma, o trabalho de campo pode se tornar um excelente instrumento de ensino em Geografia, pois agrega valores e competências tornado o ensino de Geografia mais dinâmico e atrativo. Além de estimular a curiosidade dos alunos, o trabalho de campo tem obtido bons resultados na compreensão de temas relativamente complexos, assim como na mudança de atitude e formação de personalidade, contribuindo para sua formação dos alunos como cidadão e para vida profissional.

O trabalho de campo possibilita o comprometimento, o trabalho coletivo, o estreitamento de relações entre alunos e alunos e alunos com os professores. Sobre tudo é em campo que o aluno terá a oportunidade de observação direta dos processos de apropriação da natureza e de como de como ocorre a dinâmica no espaço geográfico.

Entretanto, para que a proposta do trabalho em campo se concretize de forma satisfatória é fundamental haver um planejamento prévio bem estruturado, pois nem sempre a administração da escola é flexível em liberar a prática em campo, considerada muitas vezes como meramente recreativas e perda de tempo. Cabe ao professor mostrar seriedade na execução da prática e apresentados os resultados positivos obtidos.

No planejamento é preciso deixar evidente as obrigações e deveres do professor e dos alunos, resumidamente expressos em perguntas a serem respondidas como por exemplo, o professor deve indagar-se: “Onde ir? Qual o conhecimento prévio da área? Quais os objetivos propostos? Como ir? Quais os conteúdos geográficos?”. Estas e outras indagações, nortearão o professor a desenvolver a prática em campo. Quanto aos alunos deve-se fazê-los se auto questionar: “O que é trabalho de campo? Para que serve? Para que realizar? Onde ir? O que levar?”. E etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (69.2 Kb)   pdf (777 Kb)   docx (679.8 Kb)  
Continuar por mais 39 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com