TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Relatório de Estágio

Por:   •  14/9/2023  •  Relatório de pesquisa  •  1.447 Palavras (6 Páginas)  •  68 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS – UNIMONTES

Centro de Educação a Distância - CEAD Curso de Geografia

MÔNICA PIRES DE OLIVEIRA

RELÁTORIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO II

        

Jequitinhonha-MG

Agosto/2023

MÔNICA PIRES DE OLIVEIRA

RELÁTORIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO I

Relátorio de Estágio apresentado a UNIMONTES/ UAB – Universidade Estadual de Montes Claros, Polo - Jequitinhonha como parte dos requisitos necessários ao cumprimento de Estágio Curricular Supervisionado II, sob a orientação da Prof.ª Dra. Priscilla Caires Santana Afonso.

Jequitinhonha – MG - Agosto/ 2023

SUMÁRIO

  1. CONSIDERAÇÕES INICIAIS        1
  2. A ESCOLA        1
  1. HISTÓRICO DA ESCOLA        2
  2. DESCRIÇÃO FÍSICA DA ESCOLA        2
  3. GESTÃO DA ESCOLA        2
  1. DESENVOLFIMENTO DAS ATIVIDADES DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO        4
  1. PERÍODO DA REALIZAÇÃO DA PRÁTICA        5
  2. TURMAS OBSERVADAS        5
  3. OBSERVAÇÃO DO ESTÁGIO        5
  1. CONSIDERAÇÕES FINAIS        4
  2. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        4
  3. ANEXOS

  1. CONSIDERAÇÕES INICIAIS

O estágio se caracteriza parte fundamental na vida acadêmica dos estudantes de qualquer área do conhecimento, sendo uma etapa obrigatório para a conclusão do superior, tanto presencial como a distância . A lei n° 11.788 da constituição federal, define o estágio da seguinte forma:

Art. 1o Estágio é ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de educandos que estejam freqüentando o ensino regular em instituições de educação superior, de educação profissional, de ensino médio, da educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação[pic 2]

de jovens e adultos.( LEI Nº 11.788, DE 25 DE SETEMBRO DE 2008)

Com intuito de cumprir essa parte relevante do curso em desenvolvimento, foi proposto para os acadêmicos do quinto período de Geografia da universidade estadual de montes claros – Unimontes, que se dirigisse para uma escola pública ou privada para a realização do estágio supervisionado I, no qual o objetivo era a observação e contextualização da escola, realizando levantamento de dados e informações por partes dos gestores, professores, dentre outros funcionários da escola observando a caracterização da escola, infraestrutura, conhecendo todas as dependências da escola, como os profissionais de todas as áreas executam suas atividades e comportamento dos alunos.

  1. A ESCOLA

O Estágio Supervisionado foi realizado na Escola Estadual São Miguel, situada na praça da cultura, 10, centro – CEP: 39960-000 Jequitinhonha- MG, telefone 3741-2124, sob a direção de Daniele Santos Meira Pinheiro.

  1. Histórico da escola

A escola onde foi realizado o estágio já está em funcionamento há décadas, desde 1964, oficializada com o nome Ginásio Estadual de Jequitinhonha. Em 25 de outubro de 1968, a escola mudou sua denominação para Colégio Estadual Secundário e Normal. Em 1985 foi criado o 2º grau sem habilitação específica, em 1988 foram autorizados e implatdos projetos como “Acertando o passo” e “A caminho da cidadania”. Em 2001 a escola implantou o Curso de Ensino fundamental e Médio, na modalidade Educção de Jovens e Adultos – EJA disinado àqueles que desejarem retornar aos estudos, no Ensino Fundamental ou Médio, com uma estratégia diferenciada. Em 2006 a Escola Estadual Nuno Melo de Ensino Fundamental[pic 3]

5ª a 8ª série, foi integrada à Escola Estadual São Miguel, constituindo uma única unidade de ensino. Em 2008 foi implantado o Projeto de Acelarão da aprendizagem “Acelerar para Vencer”, para alunos do Ensino Fundamental que encontram com distorção idade/ano de escolaridade.

Figura 1: entrada E.E São Miguel.

Fonte:https://srealmenara.educacao.mg.gov.b

r/banco-de-noticias/44-lista-de-escolas/62-escolas-de-jequitinhonha

A Escola Estadual São Miguel é mantida pelo Governo do Estado de Minas Gerais (SEE; 2º SRE Almenara), através de programas próprios de atendimento da educação. A escola funciona em Três turnos, ministrando Educação nas modalidades de Anos Finais do Ensino Fundamental

Regular e Integral, Ensino Médio Regular, Educação de Jovens e adultos e Curso Técnoco em Serviços Públicos.

  1. Descrição física da escola

Ao chegar na escola confesso que não nos da uma boa impressão, poderia ter uma fachada mais convidativa, mas o ambiente ao entrar é adoravél.

Quanto a estrutura física da escola, podemos dizer que é de boa qualidade, não excluíndo o fato de melhorias, a escola é composta por janelas de vidro com grades, salas com piso de ceramica, cameras em pontos estratégicos, possui duas quadras esportivas, sendo apenas uma coberta, para a realização de atividades físicas e demais eventos da escola, contendo um laboratório de Ciência, informática( muito moderno), biblioteca muito frequentada pelos alunos, relato da bibliotecaria Odileia, possui um grande acervo de livros e um lugar muito agradavél, banheiros para os alunos, bebedouro industrial, sala de professores com banheiros, geladeira, uma boa acomodação para professores que precisem ficar na escola em momentos que não estejam em sala de aula, sala da secretária, supervisão, cozinha para a produção da merenda dos alunos, o refeitorio amplo e arejado, as salas são compostas com uma mobilia de ótima qualidade, boa iluminação, ventiladores, que poderia ser substituidos por ar condicionados, como em outras escolas que tive a oportunidade de estar, mas não sei como isso funciona, pois o porte da escola é muito grande talvez, por esse motivo ainda não tenha ar condicionado nas salas de aulas, também vejo a necessidade de outro bebedouro, como citei a escola é de grande porte e existem salas de aula que é muito distante do único bebedouro existente na escola. A escola oferece uma ótima acessibilidade para alunos com necessidades especiais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)   pdf (179.2 Kb)   docx (104.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com