TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que é cultura?

Por:   •  2/3/2016  •  Dissertação  •  736 Palavras (3 Páginas)  •  140 Visualizações

Página 1 de 3

COLÉGIO SINODAL GUSTAVO ADOLFO

   

          [pic 1]

[pic 2]

  • Cultura
  • Esquimós

Aluna: Mylena Merlo Seli

Professora: Joseline Manfroi

Ano: 2º Turma: A

Data: 26/08/2014

O que é cultura?

[pic 3]

A palavra cultura tem muitas definições, porém no sentido mais literal, se refere à individualidade cultural de um povo, tendo em vista seus costumes, crendices, alimentação, entretenimentos, ideais, práticas, padrões de comportamentos de uma determinada comunidade em uma época e em um território. O que está referente a crenças, intuições, valores morais e materiais que compõem uma certa sociedade, como o comportamento de lavar as mãos antes das refeições, ter como crença o folclore e a intuição de não quebrar o espelho, pois daria azar, entre outros aspectos relevantes da população abordada no estudo/discussão.  A cultura forma a identidade do povo de uma forma peculiar, pois os costumes e tradições são muito distintos comparados a outras culturas.

Geralmente usamos esta palavra também para definir os indivíduos possuidores ou não de cultura, (cultos ou incultos), com isto podemos ver que uma simples expressão pode classificar as pessoas como mais ou menos sábias.  

Para sociologia cultura é tudo aquilo que resulta da criação do homem, não existindo culturas melhores ou piores que as outras. Já para a filosofia esta expressão significa um conhecimento transmitido de geração em geração, sempre acrescentando novas ideias.

Por tanto ao observarmos alguns significados para palavra cultura que foram citados acima, pudemos percebe o quão grande é o leque abrangente desta expressão, e que sempre devemos observar bastante ao empregá-la no nosso cotidiano, pois por possuir tantos significados esta pode se confundir com outras expressões.

Esquimós

[pic 4]

Os Esquimós são um grupo, digamos que corajoso, ocupando o extremo norte do planeta desde 5 mil a.C, vivem no gelo e na neve submetido a temperaturas de até -45 °C. Atualmente, são cerca de 150 mil pessoas, habitando uma faixa que passa pela a Sibéria, pelo Alasca, Canadá e a Groelândia.

O termo “esquimó” é pejorativo, pois significa “comedor de carne crua”, eles mesmos não se chamam desta forma, na maioria das vezes são chamados de “inutis” (este termo define os moradores de áreas geladas). Os membros deste grupo costumam ser baixos, com braços e pernas curtos e fortes. Geralmente são pacíficos e solidários: todos trabalham para o bem da comunidade, e não há classes sociais.

As mulheres que fazem a comunidade funcionar, pois na maior parte do tempo os homens estão em viagens de caça, à procura de mantimentos e peles para novas roupas. A caçada é realizada da mesma forma que seus ancestrais a realizavam, por meio de lanças, harpões, barcos, assim tendo que obter uma estratégia a cada novo animal que será abatido. O membro mais bem sucedido nestas caçadas, ou seja, o que possui mais posses tem direito a três mulheres.

A dieta deste grupo é totalmente baseada em carne de animais como (baleias, ursos polares, lobos, focas, e de mais mamíferos marinhos), geralmente alimentam-se do fígado cru das caças, pois esta é sua única fonte de vitamina C, sua comida é na maioria das vezes defumada, preparada pelas mulheres em buracos no chão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (286.5 Kb)   docx (172.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com