TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS RECURSOS HÍDRICOS: PROTEÇÃO E GESTÃO

Por:   •  12/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.009 Palavras (9 Páginas)  •  454 Visualizações

Página 1 de 9

OS RECURSOS HÍDRICOS: PROTECÇÃO E GESTÃO

Disponibilidades Hídricas

No planeta Terra encontramos uma grande quantidade de água. O nosso planeta poderia ser chamado »Planeta de Água», pois 3/4 da sua superfície estão cobertos por água. No entanto, a distribuição das reservas de água no planeta é desigual, variando numa relação de 1/1000, entre um deserto e uma floresta tropical. Além disso, a maior parte da água, 97%, é salgada e constitui os oceanos e mares; apenas 3% da água da Terra corresponde a água doce.

As fontes de água doce, as mais vitais para os seres humanos, são justamente as que estão mais expostas aos poluentes. São muitos os lugares da terra que ocorrem sérios riscos de ficar definitivamente sem água potável. A degradação da qualidade da água tem efeitos nefastos sobre a flora, fauna e saúde humana.

Quais as disponibilidades hídricas de Angola?

As disponibilidades hídricas de Angola são imensas, visto ser um país rico em recursos hídricos, com chuvas frequentes em quase toda a extensão do território nacional. Angola possui uma rede hidrográfica rica e diversificada, aproximadamente 50 bacias cobrem quase na totalidade a sua superfície, garantindo-lhe um disponibilidade deste recurso extremamente superior a muitos países de África.

Muitos rios angolanos atravessam as fronteiras nacionais em direção aos países vizinhos, constituindo Angola uma das mais importantes »torres de água» da África Austral. A disponibilidade de água afecta o desenvolvimento económico, pois é um recurso insubstituível, na maioria das suas utilizações.

A Água é um recurso natural essencial para a subsistência e atividades do homem, bem como para o próprio funcionamento do seu organismo. De entre as funções fisiológicas vitais da água para o homem, destacamos as seguintes:

  • Solvente- dissolve e dilui todos os componentes fisiológicos, como os constituintes celulares;
  • Veículo- transporta os elementos nutritivos e remove os produtos nocivos;
  • Agente regulador- regula a temperatura corporal pelo processo de absorção de calor e transpiração.

Como recurso natural que o homem utiliza em benefício próprio, para satisfazer determinados fins, destacamos as seguintes utilizações:

  • Abastecimento Doméstico;        
  • Abastecimento de energia Hidroelétrica;
  • Irrigação;
  • Escoamento de resíduos domésticos e industriais;
  • Pecuária;
  • Pesca;
  • Navegação;
  • Actividades recreativas e culturais.

A sua abundância ou carência reflecte-se diretamente na vida do homem. Por isso a água não é apenas um fator indispensável à vida; é também, dependendo da qualidade e quantidade, condicionante do desenvolvimento e do bem-estar das populações.

Água potável: desigualdades na sua distribuição

A água é um dos componentes mais preciosos e importantes da terra. As condições para vida dependem do chamado ciclo hidrológico. Este ciclo é o processo pelo qual as constantes massas de água, como os rios, lagos, nascentes, lençóis subterrâneos e outros reservatórios, são renovados.

O homem não deve consumir uma água qualquer. A água a consumir deve possuir determinadas qualidades físicas e químicas que a tornam potável. A desigual distribuição da água em Angola deve-se, em parte, à falta de mecanismos modernos para o seu aproveitamento, como sejam os dispositivos de reservatório e de canalização, limpeza e filtragem. Os rios desaguam livremente no mar sem que haja um aproveitamento bem gerido da água. A água potável é, portanto, desigualmente distribuída e consumida. Só nas principais cidades é que existe água tratada para o consumo. A maioria da população angolana utiliza água imprópria para consumo. Paralelamente, com o aumento da população angolana, aumentam também também as necessidades de água potável para uso doméstico.

Assim, por um lado, as necessidades humanas em água potável são permanentes e crescentes, ao passo que as disponibilidades das reservas de água são limitadas. A falta de água potável significa uma quebra nas nossas rotinas quotidianas e modo de vida:

  • Escassez de alimentos;
  • Ameaça à saúde pública;
  • Limitações no crescimento demográfico e desenvolvimento da população.

A água é um recurso básico em qualquer sociedade:

  • É garantia da vida humana e do desenvolvimento económico e social;
  • Os problemas de saúda e de ambiente, causados por uma oferta inadequada de água e um deficiente serviço de saneamento básico, são agravados pelo crescimento demográfico e pela sua concentração nas áreas urbanas;
  • Satisfazer as necessidades básicas em água e saneamento significa fornecer a cada indivíduo, diariamente, água conveniente e segura para beber, preparar alimentos e para a higiene pessoal e os meios para evitar a contaminação da vida humana e do ambiente.

Nos países em desenvolvimento, particularmente no nosso país, a maior parte das pessoas não tem acesso a água que satisfaça os padrões mínimos de qualidade exigidos. As deficiências na oferta de água e no saneamento básico são das principais razões para as altas taxas de mortalidade e de mortalidade infantil. Em Angola, as crianças são as principais vítimas das doenças relacionadas com essas deficiências. A água infectada e os detritos produzidos constituem factores importantes na transmissão de muitas doenças que atingem o nosso país.

Gestão e protecção das águas

A política nacional dos recursos hídricos, em Angola, zela pela optimização global dos recursos, levando em consideração a defesa da qualidade das águas. Isto é, há que proteger a água para o bem-estar das populações. O desenvolvimento das atividades humanas, como a indústria, a agricultura, a pecuária, os transportes etc. Tem exigido grandes quantidades de água, contribuindo frequentemente para a alteração da sua qualidade. Eis alguns exemplos:

  • Com a industrialização, novas substâncias químicas, e em maior quantidade, são lançadas nos cursos de água dos rios, lagos e mares;
  • A agricultura e a pecuária são também potenciais poluidoras da água: a agricultura, através do uso de pesticidas e fertilizantes, e a pecuária, por meio dos excrementos de gado;
  • Os transportes fluviais são importantes meios de comunicação, porém, os inúmeros barcos e embarcações que circulam nos cursos de água derramam substâncias poluentes.

Temos ainda os aglomerados populacionais, produtores de quantidades crescentes de detritos sólidos e líquidos. Assim, à medida que as cidades crescem, a indústria desenvolve-se, a agricultura e a pecuária tornam-se mais intensivas, as águas são cada vez mais utilizadas e alvo de maiores quantidades de detritos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.8 Kb)   pdf (126.6 Kb)   docx (17.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com