TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Seis Coninentes

Por:   •  7/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.016 Palavras (5 Páginas)  •  171 Visualizações

Página 1 de 5

Os Seis Continentes

América , que foi descoberta em 1492, pelo espanhol Cristóvão Colombo.  Espanhóis, ingleses, franceses e portugueses foram os principais colonizadores dessas terras.

Área : 42.330.000 km2

População: 910.720.588

Países: 35

A América também é chamada de “Novo Mundo” porque, quando os colonizadores chegaram era realmente um mundo de recursos a explorar. Nesta época, as civilizações europeias e asiáticas já eram bastante desenvolvidas. Os europeus, especialmente os espanhóis, ingleses, franceses e portugueses, foram os principais colonizadores de suas terras. Hoje, sua população inclui também muitos descendentes africanos que vieram para o continente, principalmente na época da escravidão.

A América é o continente mais longo do mundo. Ao mesmo tempo em que está próxima do Polo Sul, ela é praticamente encostada ao Polo Norte. Suas terras são banhadas pelos dois maiores oceanos do planeta: o Atlântico e o Pacífico. Para melhor estudá-la, ela foi subdividida em três partes : América do Norte , América Central e América do Sul. Conheça um pouco mais sobre cada uma delas:

América do Norte

A América do Norte é hoje o “continente” mais rico do mundo. É formada pelos Estados Unidos, Canadá - dois países bastante desenvolvidos e com excelente qualidade de vida- e pelo México. O continente apresenta duas cadeias montanhosas: a do Alasca e as Montanhas Rochosas. Os grandes lagos, presentes nas fronteiras entre os Estados Unidos e Canadá são muito famosos também. É um território altamente industrializado e possui uma agricultura bastante mecanizada.

América Central

Esta é a menor das três Américas, possui uma faixa estreita de terras que liga a América do Norte à América do Sul. É composta por 20 países, 4 ilhas no mar do Caribe e centenas de ilhotas. A região é muito visitada por turistas devido às belas praias de clima tropical. Neste continente encontra-se o canal do Panamá, que liga o Oceano Atlântico ao Pacífico. A agricultura e o turismo são as principais fontes de renda desses países. O relevo montanhoso e os vulcões ativos são outras características marcantes.

América do Sul

O espanhol e o português são as duas línguas mais faladas nos 12 países que formam a América do Sul, dentre eles o Brasil. O relevo desta parte da América é constituído por grandes planícies na parte central e pela cordilheira dos Andes a oeste. Há uma grande diversidade de climas, pois este subcontinente é muito extenso, vai da linha do equador até próximo à Antártica. A maioria de seu povo é descendente de índios, europeus e africanos, e dois terços do território deste continente é composto por florestas. A América do Sul, ao lado da América Central e do México, forma a América Latina.

África , segundo maior continente do mundo e também o mais pobre. Existem mais de 900 milhões de habitantes distribuídos em seus 53 países.

Área: 30.370.000 km2

População: 922.011.000

Países: 53

A África foi colônia europeia durante muitos anos. Uma de suas principais características é o clima bastante quente. Existem mais de 600 milhões de habitantes distribuídos em seus 53 países. O sul do continente é também conhecido como “África Negra”, apesar de existirem mais de 100 milhões de pessoas brancas em todo território. Na África, há grandes rivalidades étnicas e uma enorme diversidade linguística, são falados mais de 500 dialetos. As paisagens africanas podem variar desde desertos, como o Saara, até as margens férteis do rio Nilo, florestas tropicais e savanas, com muitos leões, elefantes, leopardos e girafas.

Ásia , maior continente do mundo e também o mais populoso, com grande diversidade étnica

Área: 43.810.000 km2

População: 3.879.000.000

Países: 45

Na Ásia tudo é recorde! É o maior continente do mundo e também o mais populoso, com mais de 3 bilhões de habitantes. Possui o maior país do mundo, a China. É aqui onde está situada a montanha mais alta do mundo, o Everest. Seu maior monumento, a Grande Muralha da China, é a única construção humana visível do espaço. Sua grande extensão determina uma enorme variedade cultural, linguística e de costumes. A Ásia foi o berço das mais antigas civilizações do mundo. O petróleo é um recurso importantíssimo para a economia deste continente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (84.2 Kb)   docx (133.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com