TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os deuses devem estar loucos

Por:   •  19/9/2016  •  Bibliografia  •  370 Palavras (2 Páginas)  •  610 Visualizações

Página 1 de 2

Pela observação feita nas cenas do filme, vemos uma ampla diversidade de sociedade, cada uma com suas características diferentes e bem peculiares entre si. É notável a diferença entre as três culturas presentes no filme, que são divididas em: bosquímanos, iswanos e a sociedade moderna.

Na cultura dos bosquímanos, podemos notar que se trata de uma tribo africana, que vive cercada por desertos, que por conta do seu habitat árido, começaram a desenvolver estratégias para a caça e colheita. Com um modo de vida pacato, e não tendo disputas entre si, para eles não existem regras, leis e não há noção de direitos. Na família possuem dois líderes, sendo um o caçador e o outro a pessoa mais velha, que se torna a pessoa mais sábia passando seus ensinamentos para os mais novos. É uma tribo que acredita em vários deuses, acreditando que seus pais são seres divinos, proporcionando coisas boas a eles.

Já na cultura dos iswanos podemos ver que são divididos em duas classes: a classe social superior e a classe baixa, que sempre disputavam território. Vivem em clãs, onde desenvolvem atividades agrícolas e pastores para sobreviver, sendo uma comunidade sedentária. Ao contrário dos bosquímanos, eles já não são tão dependentes da natureza, por começar a transformar sua forma de sobrevivência. Possuem autoridades que são superiores e existe leis das quais devem cumprir. O que se pode notar, é que os iswanos, sabem escrever e ler, e com a chegada da professora ocorre o interculturalismo, onde a professora ensina coisas da sua cultura e aprende também coisas da cultura dos iswanos. Se referindo a religião, vemos uma tentativa de evangelização das crenças ocidentais sobre os iswanos.

E na cultura da sociedade moderna, possuem tecnologias que buscam facilitar a vida, seja na cidade ou no campo, com automóveis e maquinas que evitam o trabalho exaustivo. Tudo gira em torno do tempo, o que gera um grande stress. Vivendo aglomerados em casas e com infraestrutura. Seguem regras e leis para que haja respeito e igualdade, e se não forem cumpridas, são punidos. Possuímos representantes que regem o povo. Cada cidadão tem as suas crenças e fé e é livre para seguir. É um mundo capitalista, onde o dinheiro é usado para tudo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (49.3 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com