TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA E DA COMUNIDADE

Por:   •  29/8/2021  •  Trabalho acadêmico  •  344 Palavras (2 Páginas)  •  154 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

LICENCIATURA EM GEOGRAFIA

PRÁTICA DE ENSINO –  INTEGRAÇÃO ESCOLA X COMUNIDADE (PE:IEC)

POSTAGEM 1: ATIVIDADE 1

RELATÓRIO DE CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA E DA COMUNIDADE

LEO MARCOS OLIVEIRA ROSA SILVA 2060989

SOROCABA

2020

A escola Evilázio de Góes Vieira, localizada na cidade de Votorantim-SP, possui um acervo pequeno considerando o número de estudantes que a escola atende. Diante dessa situação, os professores de Língua Portuguesa enfrentam dificuldades em dar andamento aos projetos, utilizar uma metodologia ativa, reforço ou sala de leitura, que necessitaria de livros de literatura, contos, fábulas e outros, que auxiliariam assim, o sucesso do professor em seu objetivo.

Os livros de diversos tipos, servem de apoio indispensável ao professor de linguagens e códigos. Ele é a veia da comunicação e interpretação. É através do livro que o aluno também irá desenvolver o senso crítico, a individualidade de pensamento e o gosto pela leitura, que resultará em um adulto com bons argumentos e forte opinião.

O outro lado da moeda, a Comunidade que a escola está instalada, no Bairro Vossoroca na cidade de Votorantim-SP, vivencia com seus alunos e familiares um problema com drogas. Sabe-se que crianças e adolescentes são seres influenciáveis, estão na fase da absorção, do aprendizado e da formação.

A comunidade atendida pela escola, está claramente imersa a problemas de falta de apoio público, falta de projetos sociais para atrair a atenção desses jovens e tirá-los da rua, mudar seu foco e dá-los um motivo para ter a atenção voltada a outras coisas melhores e mais interessantes, do que somente gastar seu tempo com ações e atos que lhe trarão consequências desagradáveis.

        Sobretudo, escola e comunidade só terá sucesso se estiverem ambas em equilíbrio, a escola vive e sente o que a comunidade exala. Se a comunidade que a escola atende, sofre, carece de bons projetos e caminha sozinha com seus jovens, a escola receberá jovens rebeldes e desinteressados. Agora se a escola se empenha em acolher esses jovens e oferecer o apoio/ projetos que evidenciem novos propósitos as crianças e jovens da região, ambos crescerão juntos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (48.3 Kb)   docx (14.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com