TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO I

Por:   •  5/8/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.519 Palavras (11 Páginas)  •  215 Visualizações

Página 1 de 11

1 INTRODUÇÃO

O presente relatório foi solicitado como pré-requisito da disciplina Estágio Supervisionado l , ofertada no v Semestre do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, sob a requisição do Instituto Federal do Campus Santa Inês, por orientação da Professora Simone Varela .

A finalidade do estágio é propiciar ao discente uma vivencia da realidade onde exercerá sua função docente.

Destina se em relatar as atividades da observação e coparticipação no Colégio Municipal Natur. Assis Filho, na turma 7º ano F, no turno matutino

 sob a regência da professora Tânia Leal Monteiro .

 Este Estágio desenvolveu-se no período de dez de abril a vinte e quatro de maio, com carga horária semanal de 5 horas, integralizando carga horária de 30 horas.

Para a estruturação desde relatório foi feita uma avaliação do projeto político pedagógico (PPP) da escola, que serviu de base para o desenvolvimento do mesmo. Este trabalho está divido em: introdução que traz informações gerais de onde foi desenvolvido o estágio; em seguida a justificativa a caracterização da unidade de ensino, onde está discriminado a criação da escola, suas estruturas física e pedagógica, o aspecto da turma, (na qual o estágio aconteceu), o planejamento, as exposições das observações e coparticipação, avaliação do estágio, auto- avaliação do processo, considerações finais referências bibliográficos e anexos utilizados para elaboração deste trabalho.

[pic 1]

2.0 JUSTIFICATIVA

       Este trabalho justifica-se pela conformidade com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei Federal n°.9.394, de 20 de Dezembro de 1996) que reza ser, o Estágio Supervisionado I, uma exigência em todos os cursos de Licenciatura, devendo os mesmos, oferecê-los para a formação de professores que poderão atuar na rede de ensino pública ou privada em todo o território nacional.

A educação constitui-se em um ato coletivo, solidário, uma troca de experiências, em que cada envolvido discute suas ideias e concepções. A dialogicidade constitui-se no princípio fundamental da relação entre educador e educando. O que importa é que os professores e os alunos se assumam epistemologicamente curiosos (FREIRE, 1998, p. 96).

          Entretanto  o Estágio Supervisionado I é de  suma importância para a formação acadêmica do docente promovendo uma vasta experiência  profissional, conhecimentos através do contato direto em sala de aula ,  direcionando  para caminhos que conduz a uma visualização do dia a dia de um professor, em classe;  melhoria do ensino depende não somente da aplicação dos conhecimentos adquiridos na universidade, mas também das experiências vivenciadas durante a prática. O Estagio Supervisionado oferece ao professor em formação a oportunidade de integrar teoria e prática para selecionar a melhor forma de oferecer aos alunos um aprendizado efetivo.

3.0 DESENVOLVIMENTO

3.1 CARACTERIZAÇÃO DA UNIDADE DE ENSINO

A escola de 1º Grau, conhecida como Colégio Municipal Natur de Assis Filho está situada na rua Dr. José Gonçalves, nº 710, no Bairro de Areia de cima no município de Ubaíra- Bahia. Cadastrada no MEC no inep 29235693. A escola foi criada pela Portaria SEC – 69 de 11/01/1971, publicada no Diário Oficial de 15/01/1971; Resolução CEE – 1.729/87- Artigo 1º: Fica reconhecido nos termos do parecer CEE 067/87, o Colégio Municipal de Ubaíra, sede do Município de Ubaíra, como estabelecimento de 1º grau e de 2º, com habilitação.
       A partir da vigência da nova LDB 9394/96 que estabelece em seu artigo 11, inciso V, a responsabilidade dos governos municipais oferecerem prioritariamente o ensino fundamental e a educação infantil e, depois, uma vez satisfeita essa necessidade, qualquer outro nível ulterior (médio e superior), o colégio passa a atender apenas ao Ensino Fundamental II, a partir do ano de 2000.

No ano de 2001, na gestão da Drª. Rosani Fagundes Ferreira Tavares foi aprovada a Lei nº 200 de 19 de abril de 2001, que altera o nome do Colégio Municipal de Ubaíra para Colégio Municipal Natur de Assis Filho - CMNAF, em homenagem ao Professor e Vice-Diretor da referida instituição neste período, Natur de Assis Filho, nome esse que permanece até os dias atuais.

     IDENTIFICAÇÃO DA UNIDADE ESCOLAR

Colégio Municipal Natur de Assis Filho

Rua Dr. José Gonçalves, nº 710, no Bairro de Areia de Cima

No município de Ubaíra- Bahia

CEP: 45310-000

Telefone: (75) 3544- 2034 Ramal 207

E-mail:  cmnaf2010@hotmail.com

EQUIPE DIRIGENTE

Diretor: Marcos Antônio Santos dos Santos  

Vice- diretora: Anilda Soares

ETAPAS DE ENSINO

      Ensino Fundamental

      Educação de Jovens e Adultos.

NÚMEROS DE ALUNOS EM 2017

São 511 alunos

QUANTIDADE POR TURNO

Matutino: 323 alunos

Vespertino: 188 alunos

RECURSOS HUMANOS

01 - Diretor

01 - Vice-Diretora

02 - Coordenadoras

INFRA-ESTRUTURA

Água filtrada

Água da rede pública

Energia da rede pública

Esgoto da rede pública

Lixo destinado à coleta periódica

Acesso à Internet

Banda larga

DEPENDÊNCIAS

18 salas de aulas utilizadas

80 funcionários

01 sala de coordenação pedagógica

01 Sala de diretoria

01 Sala de professores

01 Laboratório de informática

01 Quadra de esportes coberta

01 cantina de alimentação escolar para os alunos

05 banheiros dentro do prédio (feminino e masculino)

02 banheiros adequados a alunos com deficiência ou mobilidade reduzida

01 Sala de secretaria

01 Pátio coberto

Dependências e vias adequadas a alunos com deficiência ou mobilidade reduzida

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.6 Kb)   pdf (436.3 Kb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com