TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA: POR UMA CONCEPÇÃO DIALÉTICA DO ESPAÇO: O CONCEITO DE FORMAÇÃO ESPACIAL

Por:   •  9/12/2022  •  Trabalho acadêmico  •  482 Palavras (2 Páginas)  •  65 Visualizações

Página 1 de 2

 Aluno: Darlan de Abreu Ribeiro

Professora: Cláudia Roma

RESENHA: POR UMA CONCEPÇÃO DIALÉTICA DO ESPAÇO: O CONCEITO DE FORMAÇÃO ESPACIAL

O conceito trazido pelo Milton Santos nos meados da década de 1970, pode ser considerado como uma das mais representativas propostas de reformulação epistemológica dedicada aos novos rumos que, então, buscava-se imputar à Geografia. No âmbito desse conceito, ganha um significado maior, ao do que aquele que se pode associar a uma análise estritamente epistemológica em torno de um conceito-chave dessa disciplina.

O conceito da formação espacial proposto pelo autor, não se pode apreender a gênese e os atributos associados, sem atribuir um lugar central à categoria marxiana. Tal como considerou Corrêa, pode-se reconhecer que o conceito de formação espacial é derivado da categoria marxiana.

Segundo Texier, considera que, nesse sentido, uma Formação Econômica e Social comporta sempre diferentes modos de produção, mas existe um que domina ou que se torna dominante, ele acrescenta: o conceito de Formação Econômica e Social reveste-se de uma importância muito grande para todos os investigadores que estudam uma realidade concreta onde não encontram um, mas dois, três, ou quatro unidades de produção. A dificuldade consiste sem dúvida em forjar instrumentos conceituais para pensar a dominação de um modo sobre os outro.

O significado do conceito “Formação Econômica e Social”, é associado ao sentido acima atribuído, a importância e a aplicação dessa categoria para o materialismo histórico e dialético ainda pode ser lida como objeto de enorme controvérsia.

Para o autor é possível falar de FES, sem incluir o espaço.

conceito de formação espacial é elaborado por Milton Santos em 1977, Apesar do papel central da categoria marxiana FES como modelo teórico a partir do qual o e autor não adota, ou parte de uma conceituação prévia da categoria marxiana; recorre antes às propriedades desse conceito que lhe permitem fundamentar sua proposta.

O aspecto associado a categoria que o presente trabalho destaca como tendo uma implicação central para o sentido da formulação do conceito de formação espacial refere-se ao emprego da categoria marxiana para apreender a evolução diferencial das sociedades no seu quadro próprio e em relação às forças externas.

Para Santos & Peet , pode-se creditar a Lênin um sensível avanço teórico deste atributo da FES, como categoria de análise, ao propor as noções de verticalidade e de horizontalidade como indispensáveis para o estudo de uma FES. Para Santos & Peet , pode-se creditar a Lênin um sensível avanço teórico deste atributo da FES, como categoria de análise, ao propor as noções de verticalidade e de horizontalidade como indispensáveis para o estudo de uma FES.

O autor ainda ressalta que à época essas ideias eram consideradas revolucionárias, política e academicamente. Pois tais noções permitiram a integração sofisticada do marxismo e outras teorias sociais, de um lado, com as teorias geográficas das relações ambientais, de outro. Desse modo se estabeleceu a base teórica que possibilitou vários avanços formidáveis na ciência da geografia nos anos oitenta e noventa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (51.9 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com