TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA SEGREGAÇÃO SÓCIO-ESPACIAL:ALGUNS CONCEITOS E ANÁLISES

Por:   •  21/6/2019  •  Resenha  •  532 Palavras (3 Páginas)  •  311 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS          

                   CÂMPUS MINAÇU

LICENCIATURA EM GEOGRAFIA

ALAENES, MARIA JOSÉ, RAQUEL SANTIAGO, THAIS, LUDIMILA.

RESENHA SEGREGAÇÃO SÓCIO-ESPACIAL:ALGUNS CONCEITOS E ANÁLISES

MINAÇU-GO, JUNHO DE 2019.


ALAENES, MARIA JOSÉ, RAQUEL SANTIAGO, THAIS, LUDIMILA.

 RESENHA SEGREGAÇÃO SÓCIO-ESPACIAL:ALGUNS CONCEITOS E ANÁLISES

Trabalho apresentado à UEG - Câmpus

Minaçu,   como   requisito   parcial   da disciplina   geografia urbana,   sob orientação   do   professora Marineide

MINAÇU-GO, JUNHO DE 2019.


 SEGREGAÇÃO SÓCIO-ESPACIAL:ALGUNS CONCEITOS E ANÁLISES

SEGREGAÇÃO SÓCIO-ESPACIAL:ALGUNS CONCEITOS E ANÁLISES[pic 1]

 Trabalho Científico do Professor brasileiro Silvio Moisés Negri -

8. N. Ver. e ampl. De acordo com a ABNT- Rio Claro: UFMT, 2008.

Geografia Urbana:  segregação sócio-espacial alguns conceitos e análisesdo Professor Silvio Moisés Negri, traz um elaborado conjunto de idéias que instruem o estudante a cerca da hipótese quê é a classe de renda mais alta que produz, consome e controla o espaço urbano. Portanto o autor vai falar sobre inúmeros problemas de ordem social, Econômica, política e ideológica. O que mais se destaca é a pobreza miséria,  violência a degradação ambiental, e social, exclusão, desemprego, falta de moradia, favelização, periferização, segregação insuficiência de transporte adequado entre outros problemas.

Podemos encontrar  três tipos de divisão segundo seu desenvolvimento de conceito de metodologia empregada em pesquisas, são elas a Divisão Cultural, Divisão Funcional e a Divisão pôr diferença no status Hierárquico.

A Divisão Cultural, essa divisão ela realiza através da língua, da religião, das características étnicas, estilo arquitetônicos, por pais ou nacionalidade, tem como objetivo dessa resenha é coletar os elementos mais relevantes para o estudo em geral, sua estrutura é constituída a um plano temático, ou seja, primeiro vem os temas seguidos pelos subtemas do assunto discutido.

A Divisão Funcional, essa divisão em resultado da lógica Econômica, resultado na divisão entre bairros residenciais e comerciais, áreas rurais Indústrias. Ela pressupõe a divisão do espaço pela função exercida para cada atividade.

A Divisão por diferença no status hierárquico, ele reflete e produz as relações de poder na cidade. Pode ser representada, por exemplo, por um enclave ou seja condomínio fechado ou pela distribuição dos serviços públicos pelo Estado. Segundo o autor ele afirma que os dias atuais se dão muito na função, do fator econômico, e que classe se distribui no espaço urbano, dependendo do acúmulo do capital individual de cada um, e a segregação não é simplesmente um fator de classes, e a divisão do espaço urbano é um instrumento que controla esse espaço.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (72.4 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com