TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha do Filme Missão Espacial

Por:   •  1/7/2019  •  Resenha  •  690 Palavras (3 Páginas)  •  534 Visualizações

Página 1 de 3

MISSÃO ESPECIAL

RESENHA

Palavras-chave: Autismo. Escola. Inclusão.

O filme Missão especial é baseado em fatos reais e narra a história de Corrine (Mary-Louise Parker) e de seus filhos gêmeos Stephen (Zac Efron) e Philip (Bubba Lewis). Foi lançado em 2004 com a direção de Gregg Chapion. No filme conta a história de dois meninos gêmeos que possuem autismo e como sua mãe os cria sozinha, pois seu marido não aceitou os filhos e foi embora, e mesmo sozinha faz seus filhos caminharem rumo a superação.

No filme mostra tudo que normalmente passa na vida de um autista, o desespero da mãe, o diagnóstico, como é a escola para essas crianças e também os preconceitos.

Para entendermos melhor a história do filme vamos entender o que é o autismo: O autismo é um transtorno que causam problemas no desenvolvimento da linguagem, nos processos de comunicação, na interação e comportamento social da criança, esse transtorno não possui cura e suas causas ainda são incertas, mas ele pode ser trabalhado, reabilitado, modificado e tratado para que o paciente possa se adaptar ao meio social e às atividades escolares do melhor jeito possível.

Na história desses dois meninos, que são gêmeos, um dos garotos repetia tudo que o professor falava, os colegas ficavam rindo dele, porém o outro não falava nada. A professora não sabe como desenvolver as capacidades dos gêmeos em sua sala de aula, Isso mostra que é de extrema importância para o profissional saber como é o desenvolvimento dessas crianças.

A inclusão é uma questão muito falada nos tempos de hoje mas que desenvolveu muito a partir da lei dos direitos humanos e leis inclusivas que lutam pelos direitos dos alunos com autismo. Porem mesmo com tudo isso ainda tem muito preconceitos com as crianças, o que dificulta muito na inclusão. Esta questão é abordada no filme, pois a mãe (Corrine) sente-se triste em relação aos professores culpando de negligencia e julgando as atitudes dos meninos como maus tratos.

A mãe ao descobrir que os filhos eram autistas fica em desespero por não ter cura ou um tratamento efetivo.

Em um certo dia a professora disse a mãe que era impossível ensinar algo a eles. Que era necessário matricular seus filhos num sanatório. E mais uma vez a escola mostra um espaço que não favorece dialogo de alunos que podem ter doenças e dificuldades, isso pode levar aos diversos comportamentos ‘’ruins’’ na escola, Dessa forma podemos observar o despreparo da escola, em atender as crianças com necessidade especial, o desinteresse em estudar a fundo estes alunos, o preconceito da sociedade era bem visível, a falta de apoio dos órgãos governamentais dificultava a busca de alternativas pala mãe dos garotos.

Mesmo muito aflita a mãe luta pelos seus filhos e jamais mostra sua tristeza na frente dos meninos. A mãe (Corrine) foi em busca de seus direitos e onde seus filhos tivessem uma aprendizagem igual a dos colegas.

O filme nos deixa bem claro, o despreparo e o desinteresse nas escolas com esses alunos, sendo de extrema importância quebrar essa ‘’escola tradicional’’ e buscar conhecer  todos os tipos de alunos, onde todos tem direito de aprender.

Mas o filme também mostra muitas coisas boas e um exemplo é como a luta de Corrine (mãe) para que seus filhos estudem em uma escola normal, o método que é utilizado para que as crianças aprendessem a falar, ler e escrever, o desenvolvimento dos gêmeos que conseguem acompanhar crianças da mesma idade na escola e sobre tudo a superação e sucesso dos garotos que vai além do que é esperado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (88.8 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com