TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA SOBRE - A QUÍMICA ATMOSFÉRICA

Por:   •  2/12/2017  •  Resenha  •  854 Palavras (4 Páginas)  •  345 Visualizações

Página 1 de 4

RESENHA SOBRE A QUÍMICA ATMOSFÉRICA

A atmosfera terrestre, camada que se estende da superfície terrestre até se confundir com o espaço, tem divisões taxonômicas, que tem por definição de cada, os elementos químicos que a acompanham. O artigo mostra a importância da Química, na questão de compreensão do espaço em que vivemos, destrinchando como ela é, o que a compõe, exemplificando os fenômenos decorrentes com os fatores que a dinamizam.

Os avanços tecnológicos permitem que agora possamos ter um entendimento daquilo que não está visível ao olho humano, que são as composições químicas inseridas no ar e a radiação que traça as camadas elevadas da superfície terrestre. Trazendo uma visão ampla sobre o planeta, através dos estudos das extensões, podemos medir o tamanho dele como pequeno, que é o que mostra o discente quando expõe os fenômenos de escala global, que, de forma sistemática, é sentido em todo o globo.

Ilustrada em figuras gráficas, é transmitido como é o comportamento dessas composições químicas nas camadas que compõe a atmosfera, desde a entrada da radiação vinda do Sol, até os efeitos que a ação da superfície convergem e são elevadas a ela.

A divisão das 5 camadas que se tem na atmosfera, onde a composição de gases que atuam, tem como uma das bases para a delimitação delas. Os primeiros 30 Km de acima da superfície, concentra 99% da massa de toda extensão da camada e destes, 99% são de Oxigênio (O2) e Nitrogênio (N2), o que seu equilíbrio das reações químicas que é permite a vida na biosfera. Essa parte que comporta esses gases é a Troposfera, camada mais próxima da superfície que varia de 10 - 16 km e pode chegar a -56°C e uma outra parte é da Estratosfera. Nesta outra camada, que vai de 20 - 50 km, a temperatura é mais elevada por conta da concentração da altitude e sua concentração de ozônio. Essa camada absorve a maior parte dos raios de radiação, o que é um processo vital para a biosfera e por isso são as duas partes mais importantes das camadas, pois elas sofrem efeitos tanto vindo da radiação solar, quanto de gases que produzimos e que partes do planeta, a partir de reações, expelem para essas.

A partir da mesosfera, que vai até 85 km, começa uma diminuição da temperatura e não se tem tanta muitas espécie que consigam absorver energia. O ozônio é uma das composições que não acumulam e perduram nessa área. É contínuo o efeito na Termosfera e ainda menor na Ionosfera. Isto se dá por conta de estarem em altitude bastante elevada, tendo a radiação solar mais próxima e assim mais forte e intensa.

O Sol o fator fundamental na compreensão das reações químicas que estão no ar. Dos gases na atmosfera, além dos 99% de Nitrogênio e Oxigênio, outros vários estão presentes em uma quantidade mínima, mas que são agentes em fusões com as emissões de fótons da luz. As reações de fótons, ou fotoquímica, varia de acordo com os tipos de moléculas que fazem parte da composição e o efeito que ela dará com o reagente. Fórmulas químicas identificam esses tipos de acontecimento e classificam. Esse tipo de efeito, gera um conjunto gera um conjunto de partículas que são fundamentais para a harmonia no ar.

Tendo entendimento de como se tem essas atividades e como influenciam na

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (46.9 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com