TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha População e Geografia

Por:   •  6/5/2019  •  Resenha  •  347 Palavras (2 Páginas)  •  371 Visualizações

Página 1 de 2

DAMIANI, Amélia Luisa. População e Geografia. 7ª ed. São Paulo: Contexto, 2002.

A primeira edição do livro População e Geografia foi publicado em 1991, pela editora Contexto, com o total de 107 páginas. A autora é Amélia Luisa Damiani é graduada em Geografia pela Universidade de São Paulo (1975), tem mestrado em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (1985), doutorado em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (1993), livre-docência em Geografia Urbana pela Universidade de São Paulo (2008), titular em Geografia (2010). Atualmente permanece na Universidade de São Paulo como professora doutora. Com ênfase em Geografia Urbana, Amélia atua principalmente nos temas: cotidiano, urbano, urbanização crítica, população, produção do espaço e metrópole.

O livro é composto por quatro capítulos e mais duas partes: Bibliografia e A Autora no Contexto. O primeiro capítulo é a Introdução, onde a autora discorre sobre como só a leitura do espaço e os números não são suficientes para o estudo da geografia da população, é necessário ir além disso. A ideia do social deve ser introduzida e o estudo deve-se iniciar por categorias mais simples, nos detalhes, que objetivem chegar a maior complexidade: a população.

O segundo capítulo tem como título Concepção Sobre População, onde ela faz um apanhado sobre algumas teorias da geografia, pois voltar a olhá-las é necessário para que melhor se entenda a população no século XX. Não se pode deixa-las de lado. A começar pela teoria Malthusiana, que expressa a ideia de que a miséria não era um problema, mas sim um obstáculo positivo para reequilibrar a desproporção natural entre a multiplicação dos homens e a produção de alimentos. Segundo a teoria, uma sociedade igualitária, onde todos pertencessem à burguesia, estimularia nascimentos e, com isso, a quantidade de alimentos disponíveis não seria suficiente para todos, pois a população cresceria em ritmo geométrico e a oferta de recursos naturais em um ritmo aritmético. A miséria causa fome, doenças, guerras e, consequentemente, uma elevada taxa de mortalidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (29.8 Kb)   docx (7.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com