TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha de Geografia Econômica e Economia

Por:   •  22/10/2018  •  Resenha  •  390 Palavras (2 Páginas)  •  1.601 Visualizações

Página 1 de 2

Resenha de: CLAVAL, Paul. Geografia Econômica e Economia. Geotextos,

vol. 1, n.1, 2005. p.11-27

Em Geografia Econômica e Economia, de Paul Claval, o autor apresenta a geografia econômica moderna e as relações com a economia e seus laços com a economia, destacando a importância de refletir sobre o avanço das relações. Assim, ele divide esse avanço em 4 fases. Fases essa que se apresentam de forma bem definida e em uma linha temporal delimitada pelo próprio autor.

Na primeira fase, Claval recorre a Pierre Dockes para demostrar como se deu o desenvolvimento do papel no espaço no final do século dezoito. Para ele os maiores problemas da riqueza e produção estão ligados diretamente ao espaço, e somente a localização geográfica seria capaz de solucionar essa questão.

No século dezoito a produção de riquezas já era observada no campo com trocas feitas na cidade, demostrando a relação da cidade com o campo e seus graus de hierarquia. Em 1770 tudo muda, pois segundo Adam Smith o governo tem um papel importante no papel do espaço em relação à economia, pois o Estado torna-se fundamental para a ascensão econômica com a criação das firmas, e essa ideia permaneceu até 1930.

Na segunda fase, o autor traz três disciplina para demostrar o desenvolvimento e, estudando os problemas espaciais na economia. A teoria da relações econômicas internacionais, a economia espacial e a geografia econômica. O livre comercio na Europa e nos EUA, a lentidão do desenvolvimento da economia espacial e o início do desenvolvimento sustentável marcaram essa fase.

A terceira fase marca, o autor mostra como a se deu a reconciliação entra a geografia e a economia. O liberalismo levou o governo a intervir na crise gerada pela crise econômica, necessitando uma nova direção econômica. Essa crise gerada pelo liberalismo leva a Geografia se tornar uma disciplina aplicável como a geografia teorética quantitativa e seus modelos matemáticos e explicativos.

Na última fase a globalização atrelada ao maior fluxo de informação e o grande desequilíbrio ecológico, marcam a quarta fase. A ciência deixa de servir o Estado e assume um papel importante, onde busca uma sociedade justa e igualitária.

O Marxismos surge como teoria a ser reformulada mostrando que há problema relacionado ao papel do espaço, e David Harvery apresenta algumas soluções juntamente com o francês Aglietta, em seu livro.

No texto Geografia econômica: origem, perspectivas e temas relevantes,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (41.7 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com