TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha A Geografia Clássica

Por:   •  12/9/2019  •  Resenha  •  436 Palavras (2 Páginas)  •  194 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO SERIDÓ

DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA

DISCIPLINA: INTRODUÇÃO À CIÊNCIA GEOGRÁFICA

DOCENTE: JOAO MANOEL DE VASCONCELOS FILHO

DISCENTE: ANA CLÁUDIA MEDEIROS SOUZA

RESUMO

MOREIRA, R. A geografia clássica. In: O pensamento geográfico brasileiro: as matrizes clássicas originárias. São Paulo: Editora Contexto, 2011. P. 13-48.

No texto “A Geografia Clássica”, o autor supracitado disserta sobre duas fases da Geografia (Moderna e Clássica), embasado em fundamentos filosóficos de pensadores alemães e franceses que foram fundamentais no desenvolvimento dessa ciência. Nesse sentido observa-se que, desde a segunda metade do século XVIII até os primeiros anos do século XX, consolidou-se a ideia de que o método geográfico se baseava nos princípios elaborados por grandes pensadores, como Kant, Alexandre Humboldt, Karl Ritter, Freidrich Ratzel, e também por grandes geógrafos como Vidal de La Blache e Jean Brunhes.

A partir de Kant que, o avanço da Geografia se deu no campo da interpretação da natureza, a qual se redefine neste momento, surgindo assim, a concepção em torno da dualidade homem-natureza. No entanto, o autor menciona que o projeto kantiano não realiza grande transformação na Geografia, apenas confere à percepção geográfica do mundo o rigor da descrição e taxonomia que o seu conceito de espaço lhe permite.

Mas será Karl Ritter quem irá realizar uma grande transformação, assumindo a tarefa de evoluir de um pensamento geográfico meramente descritivo e classificatório para uma Geografia com status de ciência, criando o método comparativo (individualidade dos lugares). Em seguida, Humboldt vai orientar-se nesse novo fundamento de Ritter para tomar as formas de vegetação, surgindo a Geografia da Plantas.

Segundo o autor, encerra-se assim, a Geografia Moderna, dando lugar à Geografia Clássica, onde a base para o surgimento dessa nova Geografia está na divisão técnica do trabalho, trazida pela segunda Revolução Industrial e apresentando o sistema positivista como a expressão maior dessa sociedade técnica.

Dando sequência, o autor traz a discussão da fundação dos primeiros cursos de Geografia do Brasil, criados pelos geógrafos franceses (Pierre Monbeig, Pierre Deffontaines e Francis Ruellan). Por fim, apresentando uma Geografia de tom social e político proeminente, Reclus, Vidal de La Blache e Brunhes, tem em comum o mesmo momento histórico e como diferença, o que e como cada um vê o seu tempo por intermédio das categorias do olhar geográfico. Isto é, de acordo com o autor, a contribuição com obras deixadas por tais geógrafos apresentam como vantagem, a possibilidade de uma análise sobre o moderno pensamento geográfico em que o caráter de escola, o visgo da especialização setorial e o vazio da purificação do conteúdo não são o caso, onde o homem e a natureza são o tema e estão presentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (163.5 Kb)   docx (39.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com