TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha do filme "A guerra do fogo"

Por:   •  5/5/2021  •  Resenha  •  494 Palavras (2 Páginas)  •  1.008 Visualizações

Página 1 de 2

Nome: Wellington dos Santos Graciliano Matrícula:17211136

Curso: Geografia

Disciplina: Geografia Agrária

Resenha associando o filme “A guerra do fogo” ao material indicado para leitura obrigatória

A guerra do fogo é um filme cujo o enredo principal é sobre o poder do domínio do fogo durante a pré-história. Este filme foi dirigido pelo diretor Jean-Jacques Annaud, no ano de 1981, sendo a sua estreia em solo brasileiro no dia 19 de abril de 1982.

No início do filme já podemos associa-lo com os texto indicado, como por exemplo os homens/tribos utilizando vestimentas com pele de animais, que eram adquiridas através da caça, onde o povo daquele período primitivo muitas vezes além de caçar e matar brutalmente os animais para se alimentar e alimentar o bando ou a sua tribo, retiravam a pele para se proteger do frio.

Outro ponto importante mostrado no filme é que esse bando, como consta no texto, eram nômades, ou seja, eles não viviam fixamente apenas em um lugar. Sendo que esse lugar eram as cavernas onde eles caçavam animais pequenos e coletavam frutos na região, os “Caçadores- Coletores”. Esses homens primitivos habitavam até acabar a água e/ou alimentos.

Neste filme podemos observar que existem povos/tribos com mentalidades, experiências diferentes, por exemplo tem povos que não sabiam “fazer” o fogo, ainda não dominavam essa técnica, diferentes de outros povos que além de “dominar” o fogo, moravam em abrigos de pedra, madeira ou folhas. Outro ponto que podemos associar com o texto indicado, é que ao longo do filme, podemos atentar que os nômades substituíram sua vida nas cavernas pela vida ao ar livre.

Ao longo do filme também é possível observar o uso das ferramentas primitivas e consequentemente o avanço das técnicas utilizadas. O bando mais “atrás” no tempo utilizava pedras ou pedaços de madeira para atacar grupos rivais ou caçar. Mas esse bando ao se depararem com outros povos mais avançados, tecnicamente falando; descobriram o uso melhorado de certas ferramentas, como por exemplo um tipo novo de arco e flecha, que no respectivo filme foi utilizado para

combater grupos inimigos, que consequentemente iria ser utilizado também para a caça e pesca.

Voltando ao tema principal do filme, que é o fogo, notamos que a “nova técnica” aprendida, conforme relatado no texto, foi por meio do atrito entre pedras e pedaços de madeiras, que certamente foi um marco importante na história, que mudou o futuro de todos naquele período.

No final do filme é possível constatar o que seria um “inicio da propagação da humanidade”, que basicamente podemos colocar como o desenvolvimento de povos, e consequentemente sociedades. Porque na reta final do filme, conseguimos perceber uma relação mais intima entre homem e mulher, porque antes era basicamente apenas conflitos entre todos, sem muita aproximação. Então o que eu consegui compreender com esta parte do filme e associando com o texto, era que relações entre homens e mulheres iriam aumentar cada vez mais e consequentemente a população, junto com os novos conhecimentos adquiridos, tornando possível um início de uma nova fase da história.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (35.3 Kb)   docx (8.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com