TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

Por:   •  19/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.404 Palavras (6 Páginas)  •  155 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

[pic 2]

        SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

                                                              Geografia – licenciatura

Érica de Oliveira

Simone Aparecida Silva Comunello

Socorro da Aparecida Chalico

Planos de aula no ensino de Geografia

Ensino Fundamental II e Ensino Médio

[pic 3]

Manoel Ribas

2015

Érica de Oliveira

Simone Aparecida Silva Comunello

Socorro da Aparecida Chalico

Planos de aula no ensino de Geografia

Ensino Fundamental II e Ensino Médio

Trabalho de Geografia - Licenciatura apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média semestral na disciplina de: Cartografia e Sensoriamento Remoto, Didática e Metodologia do ensino de Geografia, Fundamentos Epistemológicos da Geografia, Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino de Geografia, Seminário da Prática III.  

Orientador: Prof.: Lílian Gavioli, Igor Zanatta, Eliane França, Valquíria Pires e Tatiana Mendes.

[pic 4]

                                                                 Manoel Ribas

2015

Introdução:

Vamos através deste trabalho expor planos de aula, para melhor aplicação de conteúdos e atividades. Como já estudamos sem um planejamento não poderíamos entrar em uma sala de aula, pois ficaríamos perdidos e não saberíamos nos organizar no tempo da aula.

Desenvolvimento:

Plano 1 – Ensino Fundamental II

Instituição: Colégio Estadual Nereu Ramos

Disciplina: Geografia

Série: 6° ano

Professoras: Érica de Oliveira, Simone Aparecida Silva Comunello e Socorro da Aparecida Chalico.

Tema: Lugar e Espaço.

Objetivos Específicos:

A geografia é uma ciência que tem como objeto de estudo o espaço geográfico, espaço esse, produzido e apropriado pela sociedade, composto pela inter relação dos objetos naturais, culturais e técnicos, resultantes das ações humanas.
Para a compreensão desse espaço geográfico se faz necessário que essa ciência possua um quadro conceitual de referência: lugar, paisagem, território, redes, região, sociedade e natureza. Assim, garantimos uma aprendizagem significativa de nossos alunos, contribuindo para que eles sintam-se como parte integrante do contexto onde vivem, sendo capazes de transformá-lo criticamente em seu próprio benefício e de todos, suprindo as necessidades atuais de sobrevivência sem prejudicar as gerações futuras.

Conteúdos:

• Lugar onde vivemos;

• Espaço que ocupamos na sociedade;

• Paisagem que nos rodeia;

• Nossa relação com a natureza.

Recursos Didáticos:

Projeção em vídeo do filme: Lançamento Prédio Comercial Atrium Business Center da Arthur Marinho - 12 Minutos

" http://www.youtube.com/watch?v=9xW3s8Goi4s", que será utilizado para iniciar a discussão sobre a transformação do espaço.

Dividir a turma em grupos, onde cada grupo ficará responsável por abordar um dos componentes: -Natureza (ar, água, solo, vegetação e animais) explicando a sua importância na vida dos seres vivos e as consequências da ação humana sobre os mesmos. Setores econômicos (geração de empregos, mão de obra qualificada, habitação, transporte, etc.).

Enfatizar o ensino com o material didático oferecido pela instituição de ensino, utilizando-se de textos e de imagens contidas no mesmo.

Procedimentos Metodológicos:

Para uma aula estimada em 50 minutos

• Abertura (2,5 min): destina-se no cumprimento dos alunos e na realização da chamada;

• Introdução (5 min): conseguir atrair a atenção dos alunos ao assunto a ser tratado através de um breve resumo a respeito do conteúdo;

• Interpretação (15 min): transmitir conhecimento aos alunos sobre o conteúdo tratado de forma clara e de fácil compreensão, bem como ajudar os alunos respondendo algumas dúvidas que surgirem;

• Aplicação (20 min): projeção em vídeo do filme: Lançamento Prédio Comercial Atrium Business Center da Arthur Marinho - 12 Minutos; faz-se um breve comentário e questionamos os alunos sobre nossa relação ao que acabamos de assistir;

• Conclusão (7,5 min): retomar importantes pontos tratados na aula, sempre interagindo com os alunos para verificar se realmente houve aprendizagem com a aula proposta;

• Avaliação: será feita assim que concluirmos os estudos referentes a tal conteúdo, com a exposição das ideias dos alunos na elaboração de um texto com os mesmos respondendo questões de formas objetivas e discursivas. Da mesma forma será feita a recuperação retomando o assusto novamente, com aqueles alunos que julgarem necessário.

• Auto avaliação: é possível fazer uma auto avaliação já mesmo no final de cada aula para saber e as técnicas utilizadas foram de efeito satisfatório, caso haja a necessidade de rever a forma utilizada e de compor novos meios para que o conhecimento seja alcançado por todos. A relação entre professor e alunos é de extrema importância para a conclusão da aula seja satisfatória, cabe ai a extrema necessidade de buscar sempre inovações para sempre manter os alunos atentos e dispostos a pesquisa de conhecimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)   pdf (122.2 Kb)   docx (29.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com