TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Pinoquio As Avessas Abordagem Comportamental, Tradicional

Por:   •  18/9/2014  •  637 Palavras (3 Páginas)  •  5.050 Visualizações

Página 1 de 3

Este trabalho trata se das abordagens de psicologia que foram estudadas, como: tradicional, humanista e comportamental. Para a realização deste trabalho foi usado o livro “ Pinóquio as Avessas ” de Rubem Alves e Mauricio de Souza, que relata a historia critica de como é o procedimento de quando se inicia a vida escolar. E claro assim nos ajuda a entender como e onde se encontra as abordagens que já foram estudadas dentro da sala de aula.

Abordagens

Tradicional

O ensino tradicional pelo que foi estudado é, um método que acredita que o aluno só está pronto quando se torna adulto, que quando acreditam já ter aprendido tudo o que lhe foi ensinado. O ensino tradicional, segundo Snyders é o ensino verdadeiro. Tem a pretensão de conduzir o aluno até o contato com as grandes realizações da humanidade: obras – primas da literatura e da arte, raciocínios e demonstrações plenamente elaborados, aquisições cientifica atingidas pelos métodos mais seguros. Dá – se ênfase aos modelos, em todos os campos do saber. Privilegiam – se o especialista, os modelos e o professor, ciemento imprescindível na transmissão de conteúdos.

No livro “Pinóquio as avessas” encontrou esse modelo quando ele relata que:

“ Mas de repente soou uma campainha. As crianças pararam de brincar. Os professores e as professoras as separaram em pequenos grupos e as organizaram em filas”

“ A escola não é para você aprender aquilo que quer – disse a professora. – A escola é para você aprender aquilo que deve aprender. O que deve aprender é aquilo que disseram os homens inteligentes do governo. Tudo na ordem certa. Uma coisa de cada vez. Todas as crianças ao mesmo tempo. Com a mesma velocidade”

podemos perceber que essa abordagem tradicional é aonde o professor impõem sobre o aluno, pois, para o professor o aluno não tem conhecimento. Assim acreditam – se que o aluno não consegue internaliza o conhecimento. O aluno não questiona e não faz nenhuma reflexao. Nesta abordagem o aluno é considerado uma ”tabula rasa” que nela será impresso imagens e informações fornecidas pelo ambiente.

Comportamental

Esta abordagem considera que o meio faz o sujeito, ou seja, de acordo com o ambiente em que se vive definira os comportamentos do sujeito, nessa abordagem o meio é uma descoberta que é nova para o individuo que a faz. O homem é uma conseqüência das influencias existentes no meio ambiente. E o aluno é considerado como um recipiente de informações e reflexões. Nessa abordagem acredita que o individuo pode ser condicionado a tal comportamento e, o homem é considerado o produto do meio, o meio pode ser manipulado. O comportamento, por sua vez, pode ser mudado modificado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com