TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pinóquio as avessa (abordagem comportamental)

Por:   •  16/9/2017  •  Relatório de pesquisa  •  534 Palavras (3 Páginas)  •  627 Visualizações

Página 1 de 3

Abordagem comportamental

O Behaviorismo metodológico de J.B.Watson o´ ´manifesto behaviorista` `e os primórdios de uma ciência do comportamento.

Para Watson, o comportamento era produto de uma ação de variáveis externas antecedentes. Certos estímulos eliciariam determinadas resposta, geneticamente programadas, em resultado na evolução das espécies, ou estabelecidas através da formação de hábitos (condicionamento clássico). Watson entendia que o repertorio comportamental de um organismo era resultado de uma ação do ambiente sobre estas estruturas reflexas hereditárias. A resposta condicionada era vista como a menor unidade do comportamento, a partir da qual cadeias complexas seriam originadas pela interligação de reflexos simples. Esquematicamente, podemos grafar o modelo compreensivo de Watson como E à R (ou S à R, um estimulo (stimulus), eliciando uma resposta (response)).

Livro: Pinóquio às Avessas:   

A abordagem comportamental considera que o meio/escola faz o sujeito/aluno, se dou estimulo tenho que obter uma resposta.

O aluno é considerado como um recipiente vazio, que o professor/estimulador vai transmitindo conteúdo, ensino, explicando, exemplificando, assim aquele recipiente que é o aluno, vai se enchendo de informações de conteúdos que o mesmo pode ou não levar como aprendizado. Assim levando para toda a sua vida ficando armazenado, ou só ter aprendido para tirar nota naquele momento ou período. Assim o professor vendo que o aluno depois de um tempo não lembra ou recorda daquilo que havia ensinado, o professor tem que analisar se seu modo de ensino está adequado para aquela sala de aula ou aquele aluno. Portanto podendo mudar seu modo de ensinar para obter a resposta positiva do aluno.

Felipe não era um menino mentiroso, ele era uma criança curiosa que buscava resposta em tudo que via no seu dia a dia, nesse livro de Rubem Alves, eu entendi que ele era estimulado sempre de forma negativa, sempre mostravam o lado ruim que ele teria rabo e orelhas de burro se ele não estudasse, não tivesse uma profissão ou um diploma.

Pagina 10: Estimulo negativo- para se tornar um menino de verdade, ele teria que ir à escola, Pinóquio fugiu da escola, preferiu brincar. Ai lhe cresceu orelhas e rabos de burro. Quem não vai à escola fica burro.  Resposta-Para que Felipe não ficasse burro ele teria que ia a escola.

Pagina 11: Estimulo negativo- Passaria a vida puxando carroça. É preciso ir para escola para não ficar burro, para ser gente de verdade. Resposta- Felipe começou a ir para escola, onde ele achava que encontraria as suas respostas.

Pagina 18: Estimulo- Quando você crescer deixar de ser criança e se transformar-se em ADULTO. Os adultos trabalham assim é a vida. É preciso trabalhar para ganhar DINHEIRO, para compra uma casa, casar, ter filhos, é assim que quando alguém lhe perguntar ´´O que você é `` os adultos respondem ´´sou professor, médico, advogado, engenheiro, mecânico...`` Os adultos são aquilo que fazem ganhar dinheiro. Resposta Pag. 41 e 44 Felipe Ricardo Da Silva, Frangologista. Especialista em linguiça. Agora Felipe era um especialista em frango de corte.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (94.8 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com