TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Análise Filmica

Por:   •  14/3/2023  •  Trabalho acadêmico  •  2.268 Palavras (10 Páginas)  •  53 Visualizações

Página 1 de 10

Universidade regional de Blumenau

João Guilherme carvalho Fonseca

Analise fílmica

Do

 filme imortais

Blumenau-SC

2022

1) O primeiro passo é colocar a referência da obra analisada, para finalidade de registro, de acordo com os padrões de formatação comumente solicitados

Imortais. Título original: immortals. Diretor: Tarsem Singh. Roteiristas:
Charley Parlapanides, Vlas Parlapanides.EUA.  Universal Pictures.  2011(110 min)

2)  A seguir, deve-se sistematizar os detalhes da ficha técnica da obra analisada, como no exemplo abaixo. Tente pensar um pouco no que significa e qual a tarefa de cada função.

Diretor: Tarsem Singh; Produção: Gianni NunnariMark CantonRyan Kavanaugh; Roteiro: Charley Parlapanides, Vlas Parlapanides ; Música: trevor morris ; Cinematografia: brandam galvin; Edição:david rosenbloom, wyatt  Jones, stuart  levy ; Produtora: A Relativity Media, LLC (também grafada como RelativityMedia e Relativity) é uma empresa americana do ramo da indústria cinematográfica sediada em West Hollywood; Distribuição: 
Universal Pictures Relativity Media

3) Logo depois, tente identificar o tema principal da obra. O que está sendo narrado?

Anos após a Batalha dos Titãs, o Rei Hyperion (Mickey Rourke) declara guerra aos deuses. Ele procura o Arco do Épiro, uma arma lendária criada por Hades, o deus do submundo, que lhe permitirá libertar os titãs do Tártaro e se vingar dos deuses do Olimpo. E um camponês chamado teseu e escolhido por Zeus para impedir a libertação dos titãs

4) O próximo passo é sistematizar as palavras-chave que identificam a obra. Tente fazer uma espécie de “mapa conceitual” da obra, com quantos termos achar necessário, e uma sistematização de no máximo cinco palavras que podem resumi-la.

                                                              Imortais [pic 1][pic 2][pic 3]

                       Épico, odisseia, vingança, deuses, guerra, jornada do herói

5) A Estrutura da obra. Nesta parte, apresente um esquema de como a obra pode ter sido pensada. Trata-se de uma divisão em pequenos itens tentando identificar a possível maneira pela qual os realizadores da obra cinematográfica em questão a conceberam e tentaram organizá-la.

Pela minha Anelise a obra foi dividida em 4 partes, a primeira o diretor queria apresentar para nós o herói e o vilão para intendermos como o filme vai ser realizado, a segunda e a terceira sinto que foi como uma jornada do herói acho que o roteirista queria que no visemos nosso protagonista e seus aliados amadurecendo nessa história, e a quarta parte e o conflito entre o ´´bem e o mal´´ dividido em três partes:  discussão, conflito, e o confronto final.

6) agora, apresente a principal ideia da obra analisada. O que é defendido na obra? Ou seja, trata-se de apresentar a tese do diretor, diretora ou diretores.

Pela minha analise o diretor não queria trazer uma tese especifica, queria criar uma obra que não segue especificando a história de teseu mais sim uma bora artística e com “liberdade criativa”1

7) em que cenas podemos perceber a manifestação das teses do diretor da obra analisada?

A parte que fica bem evidente essa ´´tese´´ e quando o teseu está lutando com um subordinado do vilão que usa um capacete de touro no minuto 49:35

É o caso da morte do Minotauro às mãos de Teseu, que também surge em Imortais, embora as circunstâncias em que ocorre este confronto tenham sido modificadas. Note -se que embora não exista um rei Minos, Hipérion é rei de uma cidade cretense, a “Besta” obedece às suas ordens e a luta com Teseu tem lugar num espaço sagrado chamado Labirinto. Portanto, os elementos principais do mito original foram usados em Imortais de forma coerente.

Isso fica bem evidente na obra inteira que o diretor queria fazer uma releitura criativa dos feitos de teseu.

8) qual é o tempo e o espaço representado na Mise-en-scène/unidade estilística da obra fílmica? Por exemplo, que ambiente é apresentado, seja ele físico (rural, urbano...) ou social (fábrica, igreja, família...)? Como isso é feito? Visualmente? Sonoramente? A partir de diálogos? O tempo é retilíneo? Circular? Descontínuo?

 O filme mostra várias paisagens, mas principalmente   a vastidão do mundo sempre mostrando para nós que onde o filme passa e um lugar grandioso e único mostra a fila de teseu santuários onde se passam as principais lutas do herói e um a coisa que repito que fica bem evidente e como o diretor que ria que tudo fosse grandioso e magico e o tempo que a obra se parra e em linha reta com acontecimentos um atrás do outro.

 9) quais suas impressões sobre a obra enquanto a assistia (sensações, emoções, sentimentos, afetos, repulsa, e assim por diante)? E depois que terminou, algo mudou?

A sensação que ficou evidente e que a obra te trás e de emoção mostrando batalhas épicas momentos de tenção parecia que estava vendo um filme de super. Heróis da Marvel

[pic 4]

1. FERREIRA, LUÍSA DE NAZARÉ. O FILME IMORTAIS DE TARSEM SINGH: UMA PROPOSTA DIDÁTICA. Coimbra.

10) qual o momento de destaque da obra cinematográfica vista? Há alguma peculiaridade que se destaca dentro do todo narrativo? Uma espécie de “clímax”, “verdade extática”? Justifique.

Acho que uma coisa bem presente na narrativa que pessoas que acreditam nos deuses são loucas,  a motivação do vilão e que ele quer destruir os deuses, tem uma parte  que uns dos companheiros de teseu fala que quando criança  pedia para os deuses um cavalo e o pedido nunca foi atendido por isso ele não acredita mais.

11) Se você puder ampliar estes momentos de destaque para mais que um, quais você incluiria? (Máximo cinco).

As cenas de paisagem são incrivelmente maravilhosas, pela minha analise   o diretor queria dar um destaca muito grande nessas imagens.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14 Kb)   pdf (107 Kb)   docx (17.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com