TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A História: Concepções e Tendências

Por:   •  4/9/2022  •  Abstract  •  1.463 Palavras (6 Páginas)  •  88 Visualizações

Página 1 de 6

HISTORIA – AULA 1

Um tema central da Videoaula – História: Concepções e Tendências é a diferença entre as formas de abordar e compreender o passado. Além dos fatos serem parte da História, os acontecimentos podem ser analisados e estudados, pois a História é também:

[pic 1]

a.

A maneira pela qual os acontecimentos são compreendidos e estudados para compreender o passado.

[pic 2]

b.

A forma pela qual a memória individual guarda os acontecimentos mais importantes.

[pic 3]

c.

O registro na memória coletiva dos fatos mais importantes e narrados oralmente geração após geração.

[pic 4]

d.

O estudo dos documentos, pois só as fontes documentais escritas são confiáveis.

[pic 5]

e.

Um modo de narrativa literária que aborda o passado para dar sentido ao presente.

A didática da História é um campo de conhecimento relacionado a qual tipo de atividade e a quais processos do campo da educação?

[pic 6]

a.

Às questões do ensino e da aprendizagem da História.

[pic 7]

b.

À questão do uso de fontes documentais no ensino de História.

[pic 8]

c.

À seleção de conteúdos que sejam possíveis de ensinar na escola.

[pic 9]

d.

Aos processos de ensino e de avaliação da aprendizagem do conhecimento histórico.

[pic 10]

e.

À seleção de conteúdos e à definição do currículo de História.

Questão referente ao Texto-base – SCHMIDT, Maria Auxiliadora. Construindo conceitos no ensino de História: “a captura lógica” da realidade social. Hist. Ensino, Londrina, v. 5, p. 147-163, out. 1999.

Ao discutir sobre quais conceitos devem ser privilegiados no ensino de História, Maria Auxiliadora Schmidt sugere considerar alguns fatores que devem orientar as escolhas a serem feitas. Segundo o texto, quais são esses fatores que devem ser levados em conta? Assinale a alternativa correta.

[pic 11]

a.

A concepção de História de quem ensina, a perspectiva metodológica de ensino adotada, os objetivos que se pretende alcançar, os interesses dos alunos e a realidade em que vivem.

[pic 12]

b.

O acesso a arquivos e museus para visitas didáticas, a disponibilidade de material didático, o estágio de aprendizagem dos estudantes e o acesso a bens culturais dos estudantes.

[pic 13]

c.

A orientação definida pelas políticas curriculares para o ensino de História, a disponibilidade de material didático, o acesso a centros culturais e museus para excursões didáticas e o planejamento das atividades de ensino.

[pic 14]

d.

O planejamento das atividades de ensino, os objetivos pretendidos, o conteúdo do material didático livre de assuntos polêmicos e os conteúdos necessários à avaliação da aprendizagem escolar.

[pic 15]

e.

A disponibilidade de material didático, um bom planejamento escolar, o acesso a museus e centros culturais para visitas didáticas e uma consciência histórica bem definida apresentada pelos estudantes.

Semana 02

  1. No início dos anos 1970, uma das reformas educacionais da Ditadura Civil-Miliar (1964-1985) estabeleceu componente curricular no ensino regular como matéria, inserindo em seu conteúdo temas de moral e civismo. Qual era essa disciplina?

[pic 16]

a.

Estudos Sociais.

[pic 17]

b.

História do Brasil.

[pic 18]

c.

Estudos do meio.

[pic 19]

d.

Homem e sociedade.

[pic 20]

e.

Comunicação e expressão.

  1. Em 2003 e 2008, duas leis federais tornaram obrigatório o ensino da cultura e da história de dois grupos que são parte fundamental da sociedade brasileira: os indígenas e os afro-brasileiros. A entrada em vigor destas leis aconteceu como forma de fazer do ensino de História e da escola pontos de formação de uma nova cultura de respeito à multiplicidade presente na sociedade brasileira. Assinale a alternativa que contempla estas importantes leis:

[pic 21]

a.

Lei 10.639 e Lei 11.645

[pic 22]

b.

Lei 8.069 e Lei 9.639

[pic 23]

c.

Lei 5.692 e Lei 9.639

[pic 24]

d.

Lei 9.639 e Lei 10.693

[pic 25]

e.

Lei 8.069 e Lei 12.010

Questão referente ao Texto-base – FONSECA, Selva Guimarães. A História na Educação Básica: conteúdos, abordagens e metodologias. Anais do I Seminário Nacional: currículo em movimento – Perspectivas atuais, Belo Horizonte, 2010.

Para Selva Guimarães Fonseca, no texto-base “A História na Educação básica: conteúdos, abordagens e metodologias”, a década de 1990 foi importante para o ensino de História no Brasil. Assinale a alternativa que indica quais foram as principais mudanças que justificam esta afirmação:

[pic 26]

a.

Foi criado o curso Normal Superior, a partir da LDB de 1996, para auxiliar a formação de professores para os anos iniciais do Ensino Fundamental e para substituir as licenciaturas curtas em Estudos Sociais.

[pic 27]

b.

Foram criadas as Leis 10.639 e 11.645 que preveem o ensino de História da África e Cultura Afro-brasileira e Cultura e História Indígena na Educação Básica.

[pic 28]

c.

As disciplinas de Educação Moral e Cívica, Organização Social e Política do Brasil e Estudos Sociais foram extintas, assim como as licenciaturas curtas em Estudos Sociais também foram encerradas.

[pic 29]

d.

Foram elaborados os Parâmetros Curriculares Nacionais que mantiveram os conteúdos de Estudos Sociais combinados com conteúdos renovados de História nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

[pic 30]

e.

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação, de 1996, indicou a possibilidade das licenciaturas curtas em Estudos Sociais e Ciências seguirem professores para o Ensino Fundamental.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)   pdf (104.5 Kb)   docx (17.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com