TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A INSTITUIÇÃO ESCOLAR

Por:   •  5/12/2017  •  Relatório de pesquisa  •  9.596 Palavras (39 Páginas)  •  216 Visualizações

Página 1 de 39

Resumo

Para a realização desse trabalho foi escolhida a Escola Municipal “Coronel Antônio da Silva Bernardes” (CASB). As observações foram feitas, principalmente no turno matutino acompanhando turmas do 6° ao 9° ano sob a responsabilidade da professora Selma. Em minhas observações sobre o espaço físico da instituição, notei que apesar de algumas carências, em geral, o funcionamento da instituição é muito bom apresentando um espaço que atende às necessidades básicas dos alunos. Em relação às aulas a professora trabalha principalmente com aulas expositivas tendo como base o livro didático. Apesar de usar somente o livro da escola, a professora procurava sempre fazer relação dos fatos trabalhados no livro com os acontecimentos atuais, principalmente acontecimentos políticos buscando desenvolver o senso crítico de seus alunos. Além do professor, cada funcionário tem seu papel dentro da escola. Na visão deles um ponto que vem crescendo a cada dia são atos de rebeldia e indisciplina por parte dos alunos. Porém, eles acreditam que na maioria, os alunos buscam ser melhores e que no final vale a pena cada esforço. Já havia escutado vários relatos de profissionais de educação reclamando do trabalho e que não aguentavam mais dar aula ou trabalhar em escola, se sentiam desestimulados por causa da indisciplina dos alunos e má remuneração, mas percebi que no CASB ainda prevalece à alegria e satisfação pelo trabalho. Experiências como essa em que vemos a realidade das escolas ajudam na nossa formação e nos incentivam a continuar acreditando na educação e buscando formas de melhorar essa relação de ensino-aprendizagem entre professor e aluno.

  1. A INSTITUIÇÃO ESCOLAR

        O trabalho foi feito na Escola Municipal “Coronel Antônio da Silva Bernardes” (CASB). No primeiro momento será feita uma análise dessa instituição escolar começando por uma breve retrospectiva de sua história.

        A escola Municipal “Coronel Antônio da Silva Bernardes”, CASB foi criada pelo decreto n° 4572, publicado em Minas Gerais no dia 16 de Maio de 1916.  Porém sua instalação e funcionamento só iniciaram seis anos depois em 1922.

        O CASB era popularmente chamado como grupo da praça e funcionava na praça Silviano Brandão (antigo prédio da Caixa Econômica Federal). Ele também funcionou em outro momento no prédio do “Grupo Coqueiro” hoje chamado de  Centro Estadual de Educação Continuada “Doutor Altamiro Saraiva”(Cesec).        Somente em 1954, passou a funcionar em prédio próprio, situado na Rua Benjamim Araújo n° 71, centro, Viçosa. Em 18 de Dezembro de 1998 a instituição tornou-se uma escola municipal.

        Atualmente, a escola conta com uma equipe de 70 funcionários entre professores, serviçais e pessoal administrativo. Estão matriculados 550 alunos, distribuídos do 1° ao 9° ano do ensino fundamental e no EJA (Educação para Jovens e Adultos) e as aulas acontecem nos três turnos.

        Em relação ao espaço físico, a escola é composta por dois blocos, sendo um com dois pavimentos. A escola possui 14 salas de aula, uma biblioteca, uma sala para os assistentes administrativos, uma sala para os professores descansarem, uma sala da diretora, outra para a supervisora e uma cozinha. Possui também um pequeno refeitório para as crianças se alimentarem. Não possui quadra esportiva, mas existe um pátio para as atividades de lazer e de educação física.

        Segundo os funcionários, no cardápio, sempre tem uma carne (de frango, boi ou porco), arroz, feijão, uma raiz e salada. Devido ao número de alunos uma grande quantidade de comida é feita diariamente, os dados são esses;

  • 9 quilos de arroz
  • 3 quilos de feijão
  • 6 quilos de carne, bovina, suína ou frango
  • E sempre uma raiz e salada variada.
  1. VISÃO PESSOAL SOBRE A ESCOLA: ASPECTOS POSITIVOS E NEGATIVOS

As observações foram feitas, principalmente no turno matutino acompanhando turmas do 6° ao 9° ano. Em minhas observações sobre o espaço físico da instituição, notei que apesar de algumas carências, em geral, o funcionamento da instituição é muito bom. O local é extremamente limpo, as salas de aula são arejadas e possuem ventiladores. A biblioteca oferece aos alunos ótimos recursos de aprendizagem inclusive com internet e um data show que é usado pelos professores para auxilio didático nos conteúdos através da apresentação de documentários. Mas é claro que existem carências. Dentre elas encontram-se a ausência de uma quadra esportiva e de um local maior para alimentação das crianças.

Apesar disso, os funcionários da instituição minimizam essas faltas através de um ótimo trabalho tentando favorecer uma boa aprendizagem e cultivando boas relações com os alunos.        Nesse sentido, é notório o empenho dos funcionários para fazer sempre o melhor para os alunos tanto para sua formação escolar quanto pessoal. Em diversos momentos, observei vários funcionários aconselhando e chamando atenção de alunos, mesmo não sendo da função dos funcionários. Percebi em diversos momentos faxineiras, cozinheiras, porteiros conversando muito com os alunos, mostrando-se preocupados com o bem estar desses adolescentes.

  1. METODOLOGIA DE ENSINO E MATERIAL DIDÁTICO

Outro ponto a ser analisado é o material didático e práticas didáticas usadas nas aulas de História pela professora Selma para alunos do 6° ao 9° ano.

  1.  Práticas didáticas

No tempo em que acompanhei as aulas, a professora Selma usou exclusivamente o livro didático como material em suas aulas. Estas foram expositivas com o auxílio esporádico do quadro negro. Apesar de usar somente o livro da escola, a professora procurava sempre fazer relação dos fatos trabalhados no livro didático com os acontecimentos atuais, principalmente acontecimentos políticos. Considero isso um ponto importante para a formação dos alunos, principalmente numa matéria como a de História que busca despertar o censo crítico a partir da observação dos fatos.

  1.  O livro didático

Como o livro didático é o principal método e fonte de referência, vou fazer uma análise desse material, tomando como base o livro usado pela professora Selma nos 9° anos. Vale ressaltar que na instituição existem três turmas e são chamadas de 9° A, 9° B, e 9° C. Nessas turmas o conteúdo era praticado em sintonia, às vezes com poucas diferenças de duas ou três páginas entre elas. Nenhuma turma é mais ou menos adiantada que a outra, só foram divididas por causa da quantidade de alunos em relação ao tamanho das salas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (57.8 Kb)   pdf (312.8 Kb)   docx (41.1 Kb)  
Continuar por mais 38 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com