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A Introdução a Docência

Por:   •  30/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  3.251 Palavras (14 Páginas)  •  125 Visualizações

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LICENCIATURA EM HISTÓRIA

PRÁTICA DE ENSINO: INTRODUÇÃO À DOCENCIA (PE:ID)

 

POSTAGEM 1: ATIVIDADE 1

REFLEXÃO REFERENTE AOS 13 TEXTOS

 

 

 

Jaqueline de Oliveira Minghin Castro

Ra: 1911024

 

Polo de Boituva

2019

Sumário

1 - REFLEXÕES REFERENTE AOS 13 TEXTOS        3

1.1 - Educação? Educação: aprender com o índio        3

1.2 - O fax do Nirso        3

1.3 - A História de Chapeuzinho Vermelho (na versão do lobo)        4

1.4 - Uma pescaria inesquecível        5

1.5 - A Folha Amassa        5

1.6 - A Lição dos Gansos        6

1.7 - Assembleia na Carpintaria        7

1.8 - Colheres de Cabo Comprido        8

1.9 - Faça parte dos 5%        9

1.10 - O Homem e o Mundo        9

1.11 - Professores Reflexivos        10

1.12 - Um Sonho Impossível?        11

1.13 - Pipoca da Vida        12

2 REFERÊNCIAS        13

 

  1. - REFLEXÕES REFERENTE AOS 13 TEXTOS

 

  1. - Educação? Educação: aprender com o índio

 

A educação pode ser percorrida por diversos caminhos, educar consiste em uma ordem cultural e práticas sociais de cada grupo em seu dia a dia, assim lidamos com ensino e aprendizado diversificados pelo mundo. 

A educação é a transmissão de conhecimentos de geração em geração, onde é interpretada a realidade de cada grupo social. Diante da necessidade de adaptação no mundo é que surgem diferentes formas de educar e ensinar.

A força da educação está ligada às crenças, qualificações e poderes que implicam na construção da sociedade, podendo ser usada como meio de transformação social.

Conseguimos entender o termo “deseducar” quando perante as determinadas necessidades de uma sociedade, surgem conceitos educacionais diferentes de outras. Sendo assim, a educação do indivíduo torna-se inútil para aquele meio social. O conhecimento e o estudo nunca serão perdidos, porém em devidos lugares, aquela educação não se enquadra nas utilidades do cotidiano daquela cultura.

Não existe desenvolvimento sem educação. Independente de qual cultura ela esteja inserida, ela se faz necessária.

  1. - O fax do Nirso  

 

A questão da educação e o que se deve ser ensinado é uma discussão que nos persegue desde a Antiguidade, onde encontramos grandes pensadores que debatem o que é útil à cidade e aos seus cidadãos. Um exemplo disso é Platão, onde na sua obra A república nos mostra o que seria a cidade ideal na concepção deste filósofo, onde ele trabalha qual

deveria ser a educação do cidadão de modo a contribuir para a cidade, logo conclui-se que a vida particular está intimamente ligada a vida social.  

A educação deve servir para formar cidadão competentes com seus ofícios, de modo a seguirem suas vocações e poder desenvolvê-las ao máximo possível. Devido a isso, o indivíduo alcançaria um grau de felicidade que no âmbito geral daria origem a um mutualismo fraternal, que fizesse com que os cidadãos desenvolvessem uma fraternidade com um objetivo em comum: viver bem.  

Quando a educação não visa o bem-estar individual e/ou social não permite ao indivíduo desenvolver sua capacidade máxima no seu ofício, muitas vezes por frustrações ou falta de incentivo. Assim a coisificação deste é certa, pois procura-se apenas a ascensão econômica e não mais o pensamento crítico ou progresso social como ocorre no decorrer do texto O fax do Nirso, quando seu patrão visa a lucratividade independente de qualquer coisa.

 Por isso é essencial que a educação esteja intimamente ligada com o exercício profissional de um ofício, seja este qual for.

  1. - A História de Chapeuzinho Vermelho (na versão do lobo)

 

Sócrates em Atenas foi julgado e condenado por seus opositores por questionamentos que faziam as pessoas indagarem a si mesmo sobre seus conhecimentos. O que ele propunha com isso era a busca por uma verdade imutável que fosse universal e valesse para todos; verdade essa que se referia às virtudes do ser humano, como justiça, liberdade, bem e mal.  

Porém, a verdade para seus julgadores, os sofistas, dependia essencialmente das circunstâncias em que o indivíduo se encontrava. Tal pensamento para Sócrates apresenta uma falha devido a hierarquia inconsciente que certas posições sociais apresentavam. Isso faz com que a palavra de um tenha mais valor do que a palavra de outro, e dessa forma é impossível chegar a qualquer verdade que seja. Portanto, a verdade não pode depender de uma visão de mundo, pois está se refere apenas àquele que a anuncia, mas deve-se procurar por ela num entendimento universal que seja válida para todos e não apenas para uma pequena elite.

O mesmo ocorre com o fato de o lobo ser julgado antes mesmo de se defender, um pré-julgamento sempre pode ser sinônimo de má interpretação. Disso podemos tirar a lição de que para julgarmos, os dois lados merecem e devem ser ouvidos evitando assim condenações injustas.

  1. - Uma pescaria inesquecível

 

Nem sempre se vê de pronto o que há de bom naquilo que nos acontece. Muitas vezes precisa-se de um tempo para refletir e pensar no que um acontecimento pode nos oferecer como lição. A moral do ser humano é construída tanto culturalmente quanto por aquilo que o sujeito é afetado ao longo da vida; este molda seu caráter quando tem uma orientação voltada para o bem-estar seu e dos que o cercam, pois porque um sujeito sem educação voltaria à selvageria.  

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