TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Introdução à Docência

Por:   •  27/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  3.152 Palavras (13 Páginas)  •  201 Visualizações

Página 1 de 13

SUMÁRIO

1. REFLEXÕES REFERENTES AOS 13 TEXTOS                                           2    

1.1 Educação? Educações: Aprender com o Índio                                      2

1.2 O Fax do Nirso                                                                              2 

1.3 A História de Chapeuzinho Vermelho (na versão do lobo)                    3

1.4 Uma Pescaria Inesquecível                                                              3

1.5 A Folha Amassada                                                                      4

1.6 A Lição dos Gansos                                                                      4

1.7 Assembleia na Carpintaria                                                              5

1.8 Colheres de Cabo Comprido                                                         5

1.9 Faça Parte dos 5%                                                                      6

1.10 O Homem e o Mundo                                                                 7

1.11 Professores Reflexivos                                                              7

1.12 Um Sonho Impossível?                                                                 8

1.13 Pipocas da Vida                                                                         8

           REFERÊNCIAS                                                                            10


1. REFLEXÕES REFERENTES AOS 13 TEXTOS

1.1 Educação? Educações: Aprender com o Índio

A educação deve ser compreendida em um contexto abrangente, não limitado, haja vista que pode acontecer de modo diverso a depender do momento e condição próprios dos atores envolvidos nos processos de ensino, aprendizagem e ensino-aprendizagem.

Nos diferentes estágios de evolução da humanidade, esteve presente algum conceito que remete à educação, não necessariamente a educação no âmbito formal, escolar. Os conceitos e as práticas foram se aperfeiçoando de acordo com os costumes e com os valores dos diferentes grupos sociais, não havendo nenhum tipo ou técnica de educar que fosse superior a outro, pois o mais importante é que a educação, enquanto prática social, atenda à finalidade de desenvolver potenciais e habilidades e de construir conhecimentos, a partir das peculiaridades dos agentes participantes.

No texto em referência, os indígenas percebem que a concepção de educação do colonizador é diversa da sua e sugerem que o dominador envie alguém do seu grupo para que o saber próprio, característico dos indígenas, seja partilhado com o colonizador.

1.2 O Fax do Nirso

        

A princípio, as organizações exigem dos seus colaboradores o domínio da norma culta da língua escrita na elaboração dos documentos formais, sejam estes relatórios, ofícios, mensagens eletrônicas e afins.

A análise do texto em questão permite inferir que o objetivo da empresa, não necessariamente o principal, foi alcançado, qual seja o aumento nas vendas de determinado produto, apesar de o vendedor “Nirso” não fazer uso da linguagem formal em seus comunicados ao gerente de vendas.           

São os diferentes saberes que quando inter-relacionados atendem aos diferentes objetivos a serem alcançados. No caso das organizações, há funções que necessitam explicitamente da qualificação técnica dos seus

colaboradores, caracterizada pela instrução formal. Mas há também outras em que as habilidades de comunicação são imprescindíveis, inclusive de maneira coloquial, cada uma atendendo a necessidades e públicos específicos.

1.3 A História de Chapeuzinho Vermelho (na versão do lobo)

A história da lendária Chapeuzinho Vermelho foi contada a sucessivas gerações sob a ótica da menina, personagem indefesa atacada pelo lobo mau. Interessante conhecer uma nova versão da mesma história e relacionar com algumas práticas pertinentes à Educação.

Nem sempre o aluno é estimulado a questionar, a desenvolver uma visão crítica sobre os diferentes conteúdos transmitidos na Escola. Um modelo de educação que não instiga a leitura crítica dos fatos tende a criar sujeitos que, quando muito, reproduzirão um conhecimento enlatado, e que dificilmente serão capazes de produzir conhecimento, nos mais variados campos da atividade humana.

Há professores que assim agem, por decisão própria ou influenciados por um sistema do qual reclamam e diante do qual se sentem impotentes. Mas como a transmissão de conhecimento, em qualquer área, é influenciada pelo conjunto de experiências e pela história de vida dos alunos, diferentes resultados serão obtidos: para alguns, verdades absolutas; para outros, diferentes pontos de vista.

1.4 Uma Pescaria Inesquecível

O texto faz alusão a questões éticas, dificilmente abordadas nos conteúdos curriculares, por remeterem a valores próprios do seio familiar de onde se originam os educandos, cada um trazendo consigo um histórico de vivências bastante diversificado. Há discussões fartas e uma certa tendência a se aceitar que as noções do que é certo e errado devem ser ensinadas pelos pais ou responsáveis pela formação dos menores, e que cabe à escola a transmissão de conteúdos específicos para a formação intelectual.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.9 Kb)   pdf (112.4 Kb)   docx (17.2 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com