TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Tecnologia e Sociologia - Estudo de Caso

Por:   •  23/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  368 Palavras (2 Páginas)  •  135 Visualizações

Página 1 de 2

ESTUDO DE CASO DIRIGIDO – SOCIOLOGIA

TECNOLOGIA E FAMILIA

Questão 1:

De que maneira as novas tecnologias estão direcionando e formatando nossa vida? Reflita sobre sua experiência com a tecnologia e exemplifique.

A tecnologia cada vez mais, seguindo um aumento exponencial, vem se tornando um dos principais fatores para todo mundo no dia-a-dia. Praticamente todas as atividades realizadas precisam de um certo tipo de tecnologia envolvida e em relação a mim não é diferente. Meu trabalho, meus estudos, minhas mais variadas ações durante o dia são completamente dependentes da tecnologia.

 

Questão 2:

A tecnologia contribui mais para a nossa emancipação ou para a nossa dependência? Reflita sobre sua experiência, com a tecnologia,  e exemplifique situações nas quais você tenha se tornado mais emancipado e, também, situações nas quais tenha se tornado mais dependente.  

Acredito que existem os dois lados. A tecnologia nos permite pesquisar coisas online, por exemplo, dando o poder de buscar conhecimento de maneira fácil, rápida e dinâmica, toda via, essa mesma ação nos mostra a dependência dela para poder realizar esse ato. Um exemplo disso é a realização de consultas online em pesquisas diversas.


Questão 3:

A publicidade é apenas um meio de transmitir informação ou é capaz de determinar o que compramos? Relate, ao menos uma situação, na qual você se deixou influenciar  e sua compra foi  totalmente determinada pela propaganda.

A publicidade, de maneira muito bem aplicada, é sim capaz de determinar o que compramos. A capacidade de criar tendências em massa faz com que ter algum determinado item se torne quase que algo necessário. Um exemplo disso é o uso do óleo WD40, onde a propaganda conseguiu colocar ele como diferente de todas as outras opções.

 

Questão 4:

Estarão os problemas públicos se tornando males privados? Se, sim. Quais os riscos para a sociedade dessa ocorrência?

Sim. Os riscos para a sociedade é gastar duas vezes (Estado e privado) para buscar um mesmo tipo de serviço, que teoricamente seria fornecido pelo estado, mas devido à incompetências, corrupções e esquemas, é necessário contratar por meios particulares, gerando um gasto maior e uma cultura de normalização da péssima administração pública.

 

Questão 5:

 Há algo mais na vida além das compras?

Família, sentimentos e momentos. Coisas “orgânicas” que não podem ser compradas.

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (40.6 Kb)   docx (212.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com