TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A GESTÃO DA TECNOLOGIA BANCÁRIA: UM ESTUDO DE CASO NO BANRISUL

Por:   •  8/4/2018  •  Artigo  •  9.011 Palavras (37 Páginas)  •  212 Visualizações

Página 1 de 37

DOI: 10.5902/2317175822005

58

GESTÃO DA TECNOLOGIA BANCÁRIA: UM ESTUDO DE CASO NO BANRISUL

BANKING TECHNOLOGY MANAGEMENT: A CASE STUDY IN BANRISUL

Cíntia Loss1, GiLmar Luiz CoLombeLLi2, adriana Porto3, david Lorenzi Junior4 e GabrieLa beLtrame5

Recebido em: 26/04/2016 Aprovado em: 22/06/2016

RESUMO

O setor bancário é considerado o ramo da econo- mia que mais investe em Tecnologia da Informa- ção (TI), tendo grande parte de seus produtos e serviços dependentes da tecnologia. Conhecer os investimentos em TI e o impacto que ela propor- ciona é uma questão importante para os bancos, pois estes atuam em um ambiente extremamente competitivo. Desse modo, este estudo tem como objetivo descrever de que forma a TI influencia o processo de gestão do Banco do Estado do Rio Grande do Sul S.A. (Banrisul), instituição-alvo da presente pesquisa. Os resultados apontaram o po- tencial que a TI tem para sustentar estratégias de sucesso organizacional, centrado na capacidade dos gestores de perceber o valor e os impactos dos investimentos em TI para seus negócios. Perce- beu-se, assim, que a tecnologia auxilia no supor- te à tomada de decisão, possibilitando a análise de dados financeiros para gerenciar os negócios e atuando como um forte indicador de melhoria na performance e na produtividade da instituição. Palavras-chave: Tecnologia da Informação; Ges- tão; Instituição financeira.


ABSTRACT

The banking sector is considered  the  branch of economics that invests more in Information Technology (IT), with most of its products and services dependent on technology. Knowing investments in IT and the impact that it pro- vides is an important issue for banks because they act in an extremely competitive envi- ronment. Thus, this study aimed to describe how the IT influences the management pro- cess of Bank of Rio Grande do Sul State S.A (Banrisul), target institution of this research. The results show the potential that IT has to support organizational success strategies, centered on the ability of managers  to  real- ize the value and impact of IT investments for business. It was possible to observe that the technology helps to support decision-mak-  ing, allowing the analysis of financial data to manage the business and acting as a strong indicator of improvement in the performance and productivity of the institution.

Keywords: Information Technology; Man- agement; Financial institution.

[pic 1]

1 Graduada em Administração pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), Brasil. E-mail: cintia.loss@yahoo.com.br.

2 Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Atua como professor na Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), Brasil. E-mail: gilmarcolombelli@gmail.com.

3 Doutoranda em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Atua como professora na Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), Brasil. E-mail: adrianaporto2005@gmail.com.

4 Doutor em Desenvolvimento Regional pela Universidade de Santa Cruz (UNISC). Professor Adjunto da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Brasil. E-mail: davilorenzi@yahoo.com.br.

5 Mestranda em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Brasil. E-mail: gabibeltrame@hotmail.com.


GESTÃO DA TECNOLOGIA BANCÁRIA: UM ESTUDO DE CASO NO BANRISUL

1 Introdução

O mercado tem sofrido grandes modificações decorrentes de fatores como a Tecnologia da Informação (TI) e o mercado globalizado. O setor bancá- rio, um dos mais competitivos e dinâmi- cos, é responsável por grande parte do investimento brasileiro em tecnologia, principalmente em função de o país ter passado por diversas crises econômicas, mudanças de moeda e períodos de infla- ção nas últimas décadas.

Fonseca et al. (2010) corrobo- ram essa ideia, indicando que o ramo da economia considerado mais informati- zado e que relativamente mais gasta e investe em TI é o dos bancos, pois há uma relação entre os investimentos em TI e a crescente lucratividade e vanta- gem competitiva com uma nova estru- tura de serviços e custos. Além disso, os autores reforçam que uma nova frontei- ra digital da economia está mudando os participantes, a dinâmica, as regras, as exigências de sobrevivência e os parâ- metros de sucesso organizacional. Nes- se sentido, o setor bancário é um dos mais afetados por essa nova realidade dos negócios na era digital.

Diante desse cenário, o processo de gestão bancária passa por desafios, levando as empresas a trabalharem com novas estruturas para enfrentar am- bientes cada vez mais exigentes e re- querendo melhores práticas de gestão corporativa. Trabalhando com produtos e serviços muito similares, destaca-se  a instituição financeira que oferecer melhor nível de atendimento e eficien- te prestação de serviços, tanto pessoal quanto virtualmente.

Nesse contexto, este estudo tem como objetivo geral descrever de que forma a TI influencia o processo de ges- tão do Banco do Estado do Rio Grande do Sul S. A. (Banrisul) e como objeti- vos específicos conhecer a temática da TI e da gestão da tecnologia e propor alternativas de melhoria aos seus pro- cessos de gestão. O presente trabalho


59

contextualiza, assim, a gestão da tecno- logia bancária e seu impacto no Banri- sul, procurando relacioná-la à busca de vantagens competitivas e à sobrevivên- cia no mercado.

  1. Tecnologia da Informação

A expressão TI passou a ser uti- lizada a partir da década de 80, substi- tuindo os termos informática e proces- samento de dados, anteriormente de uso disseminado (LAURINDO, 2008). Se- gundo o autor, o conceito de TI deve ser entendido de forma ampla, englobando Sistemas de Informação (SI), telecomu- nicações e automação, todos integrados e convergentes, sendo empregados pe- las organizações para capturar dados e fornecer informações e conhecimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (60.2 Kb)   pdf (450 Kb)   docx (130.3 Kb)  
Continuar por mais 36 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com