TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANTROPOLOGIA, ETICA E CULTURA: O Grande Ditador

Por:   •  23/4/2016  •  Resenha  •  483 Palavras (2 Páginas)  •  6.722 Visualizações

Página 1 de 2

CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARETIANO

CURSO DE HISTÓRIA

NOME

ANTROPOLOGIA, ETICA E CULTURA

BATATAIS

2016

Igualdade. Uma simples formação de símbolos que vista através de outra perspectiva poderá significar o caos, sendo assim, organizada em tal sequência não menos aleatória do que a própria manifestação de sua organização.  Seu significado, o conceito entre o abstrato e o signo, acompanha o processo evolutivo da humanidade e sua construção psicológica em decorrência do tempo, em que sua aplicabilidade se encontra tanto no discurso observado em “O Grande Ditador” (Chaplin, 1940) quanto nos preceitos teorizados por Scopinho.

Admitindo como ponto guia o material teórico estudado, os valores espirituais são fundamentais para a compreensão da profundidade do discurso do personagem Barbeiro. A plena humanização da fala emprega sentido não só àquele que ouve, mas também àquele que os fala. Tendo exprimido o grito da alma, revela-se incontido o brando da voz não só do personagem, mas de toda a humanidade.

Não tão dogmático quanto Scheler, classificar os valores espirituais do discurso em “maniquistamente” não é a melhor alternativa. Vendo como a igualdade dialoga com a união, bondade e esperança, podemos perceber a força imbuída nas palavras e o amor incondicional regendo os atos da luta contra os grilhões da ditadura da incompreensão e intolerância.

O tempo moderno também sofre críticas. A sociedade industrial, cuja promessa é facilitar e diminuir as distâncias acaba por dificultar e acentuar o abismo entre os valores espirituais e as necessidades físicas. Esse rompante nos segrega e afasta. Barbeiro, o autor do discurso corrobora tal afirmativa transpassando a dor da negação dos valores físicos e crendo como investir no espiritual eventualmente levará a igualdade dos valores corpóreos.

Nossos desafios como espécie estão longe de serem solucionados, visto que a obra ficcional fora produzida há mais de 70 anos e ainda não alçamos nem os primeiros pontos mais básicos expostos no discurso. Podemos ver os desafios propostos na lista abaixo:

  • Livramos da sede de cobiça que consome até os últimos recursos do planeta de forma predatória e egoísta.
  • Conciliar a evolução tecnológica com as necessidades espirituais.
  • O conhecimento ser revelador e transformador e não engessado e limitador.
  • Relembrar que o mais importante são as emoções como bondade, amor e amizade. Pois são tais valores que nos significam como homens.
  • O verdadeiro poder dos homens reside nos próprios homens.
  • Não aceitar atitudes ditatoriais e esquecer o ódio fervente e ignorante.

A lista acima não é completa, poderíamos derivar infinitamente os conceitos empregados, pois nosso ponto de perspectiva aproxima nossa realidade do macro real. Nossos pequenos problemas são derivados dos grandes, nossa dor e sofrimento advêm nossa felicidade.  Nosso pesar é anterior à própria realidade do hoje. Diariamente o homem vence e se derrota e ainda assim, busca construir a utopia real da realidade tangível.

Filmografia

The Great Dictator (br / ptO Grande Ditador) é um filme estadunidense de 1940, do gênero comédia dramática e sátira crítica, dirigido por Charles Chaplin.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (138.2 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com