TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COLÉGIO MARISTA PATOS DE MINAS FOLIA DE REIS

Por:   •  18/3/2020  •  Projeto de pesquisa  •  836 Palavras (4 Páginas)  •  219 Visualizações

Página 1 de 4

COLÉGIO MARISTA PATOS DE MINAS

FOLIA DE REIS

Ensino Religioso

Patos de Minas

2018

INTRODUÇÃO

Foi proposto um trabalho para conhecer as peculiaridades da Folia de Reis. Descrevo nesse trabalho as pessoas que fazem parte dessa festa folclórica tão importante para a cultura de nosso país. Procuro salientar também a origem, seus representantes, que passam de geração pra geração os ensinamentos e as músicas apresentadas nas folias.

Destaco também a importância cultural para nossa região que possui um grande número de foliões que são entusiastas dessa tradição, que preservam nossa cultura e os ensinamentos da folia e suas particularidades.

FOLIA DE REIS

Folia de Reis, também chamada de Reisado ou Festa de Santo Reis, é uma manifestação católica, cultural e festiva. Trata-se de uma das festas folclóricas mais emblemáticas do país. Ela possui um caráter cultural e religioso e ocorre no período de 24 de dezembro a 6 de janeiro, dia de Reis ou dia dos Três Reis Magos. A origem da folia de reis está associada a uma tradição cristã portuguesa e espanhola que foi trazida para o Brasil, provavelmente no século XIX. A Folia de Reis é celebrada na religião católica com o intuito de celebrar a visita dos três reis magos ao menino Jesus. Na bíblia, os magos são mencionados no evangelho de Mateus.

FOLIA DE REIS NO BRASIL

A Folia de Reis tem origem na Europa. Inicialmente, pelos romanos em 25 de dezembro (data em que nasceu Jesus Cristo, segundo os cristãos). Depois, pelos espanhóis, e em seguida pelos portugueses, que trouxeram a cultura ao Brasil.

Na Folia de Reis, grupos organizados de pessoas saem pelas ruas da cidade, visitando as casas e tocando músicas populares e entoando cânticos bíblicos em homenagem aos reis magos e ao nascimento de Jesus. Junto com os músicos vão pessoas vestidas com roupas de personagens ligados ao tema da festa.

INTEGRANTES DA FOLIA DE REIS

Três reis magos: participantes que personificam os reis que visitaram o Menino Jesus, quando ele nasceu: Baltasar, Belchior e Gaspar.

Palhaços: sua principal função é proteger a bandeira. Usam um bastão e vestem-se com máscaras. Eles têm o costume de se chamar de irmãos e possuem obrigações e proibições específicas (como jamais dançar diante da Bandeira).

Coro: é constituído geralmente por seis pessoas que são, ao mesmo tempo, cantores e instrumentistas o número, todavia, varia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (38.7 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com