TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONTATO ENTRE DIFERENTES POVOS, POR MEIO DE TROCAS COMERCIAIS E CULTURAIS

Por:   •  9/11/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.262 Palavras (6 Páginas)  •  166 Visualizações

Página 1 de 6

        [pic 1]

ANHANGUERA EDUCACIONAL S.A.

FACULDADE ANHANGUERA DE FEIRA DE SANTANA

 

 

 

CURSO SUPERIOR DE FORMAÇÃO PEDADÓGICA EM HISTÓRIA

 

 

 

 

GIRLENE FERREIRA SANTOS

 

 

 

 

CONTATO ENTRE DIFERENTES POVOS, POR MEIO DE TROCAS COMERCIAIS E CULTURAIS

 

FEIRA DE SANTANA

2022

GIRLENE FERREIRA SANTOS

 

 

 

 

 

 

 

 

 

CONTATO ENTRE DIFERENTES POVOS, POR MEIO DE TROCAS COMERCIAIS E CULTURAIS

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

                                                                     

                                                                       

FEIRA DE SANTANA

                                                                             2022

Introdução

 

O presente trabalho de produção textual tem como objetivo refletir sobre o modo, articulação, prática, experiencias sobre as práticas comerciais entre os povos e a potência gerada por elas. A Fenícia estava localizada ao norte da Palestina onde atualmente se encontram o litoral do Líbano. A economia dos povos fenícios era voltada para o comercio e para facilitar sua atividade econômica eles desenvolveram a técnica da navegação. Essa técnica permitiu que os povos fenícios tivessem contatos com várias civilizações e assim as negociações eram feitas e as mercadorias eram armazenadas no porão dos navios. Esse contato com variadas civilizações permitia que eles interagissem com outras culturas permitindo uma troca de conhecimento. Desta forma, irei discorrer sobre o tema aqui proposto trabalhando em primeiro lugar o conceito de cultura e seguindo dialogar com as suas constantes transformações pois ela não é estática. Clifford Geertz, em sua publicação A Interpretação das Culturas diz que: “Acreditando, como Marx Weber, que o homem é um animal amarrado a teias de significados que ele mesmo teceu, [...] a cultura é uma dessas teias, que emaranhada em uma sociedade ou grupo, pode ser interpretada, analisada.

Desenvolvimento

A história é testemunha de farias mudanças culturais pois os grupos sociais são formados das constantes relações sociais formadas entre eles, que ratificam das mesmas manifestações culturais. Assim. A civilização fenícia teve uma cultura comercial marítima com construção naval e comercio com outras civilizações, devido não possuir terras férteis onde pudessem cultivar. Para a produção artesanal de joias e tecidos os povos fenícios trocavam matérias com outros povos e assim obteve destaque no comercio.

A Cultura é a soma dos comportamentos, dos saberes, das técnicas, dos conhecimentos e dos valores acumulados pelos indivíduos durante suas vidas e, em outra escala, pelo conjunto dos grupos de que fazem parte. A cultura é herança transmitida de uma geração a outra (CLAVAL, 2001, p.63).

Como toda manifestação da cultural deriva da socialização de saberes e fazeres de determinadas comunidades de forma dinâmica, estabelecendo uma dialética entre passado e presente. [...] conceituado a partir da perspectiva da alteridade. Ele é considerado alvo de constante “recriações” decorrentes das mutações entre as comunidades e os grupos que convivem num dado espaço social, do meio ambiente, das interações com a natureza e da própria história dessas populações (FUNARI, 2003 p.46).

No Mar mediterrâneo em todo o seu trajeto existiam várias habitações compostas de comerciantes que movimentavam a econômica. Essas habitações tinham como objetivo abrigar todos que eram atingidos pelas condições ruins que por muitas das vezes impossibilitavam que continuassem as viagens.

Os fenícios eram um povo que aberto, pois não tinham uma civilização com fronteiras estabelecidas e nem tão pouco centralizava o poder pois se desenvolveram como cidade-estado, tendo cada uma sua própria administração. Desta forma, eles tinham contato com várias civilizações e suas culturas e também absorveram elementos de outras culturas, incorporando-os aos seus costumes, e assim nessa estrutura se destacaram no campo comercial, fundando diversas colônias.

Os fenícios faziam oficinas de artesanatos e importavam vários materiais de diversas regiões expandindo suas atividades comerciais, por isso eles tiveram grande importância no intercâmbio cultural de diversos povos devido a troca de mercadorias e também de conhecimentos que aconteciam.

PLANO DE AULA

1. Público-alvo: Alunos do Ensino Médio

 2. Conteúdo(s): “As várias formas de trabalho: escrava, servil e assalariada”.

Prestação de serviços

Trabalho voluntário

Trabalho autônomo  

3. Objetivo geral: Reflexão sobre a importância da cultura na sociedade e seus impactos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (91.6 Kb)   docx (295.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com