TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comparação Entre Revolução Americana E Francesa

Monografias: Comparação Entre Revolução Americana E Francesa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/10/2014  •  674 Palavras (3 Páginas)  •  1.632 Visualizações

Página 1 de 3

VALORES E IDEOLOGIA

As revoluções francesa e americana são diversas vezes lembradas pelo exercício claro do novo estilo de pensamento que se propagava em seu tempo, o Iluminismo, contrário aos abusos do Estado absoluto e à cegueira que os dogmas religiosos impunham sobre seus seguidores e que trazia à superfície novos e, naquele período, inimagináveis direitos aos cidadãos, garantidos através da luta contra os detentores do poder.

Tais valores iluministas garantiam o direito dos homens à vida, à liberdade, à conquista da felicidade, à propriedade privada, de se autogovernar, de possuir livre expressão e dizia que todos os homens eram iguais. Também afirmava que o Estado deveria assegurar esses direitos aos seus cidadãos e que o poder justo vinha do consentimento dos governados. Se tal governo for prejudicial a estes fins, os cidadãos tem o direito de modificar ou abolir, instituindo assim um novo governo capaz de o fazer.

O Iluminismo também trouxe conceitos importantes como sufrágio universal e a divisão de poderes e também trazia a liberdade comercial e acabava com qualquer resquício do feudalismo.

É definitivamente clara a importância que a revolução americana tem para a francesa, sendo aquela uma das bases, um exemplo de modelo a se seguir para esta e não o oposto, como se acredita equivocadamente. Os valores liberais já organizados nas colônias americanas antes mesmo de se separarem do poder britânico e presentes, mais tarde, na declaração dos direitos do homem e na sua Declaração de Independência eram um quadro ao qual a França revolucionária e os próprios filósofos revolucionários franceses desejavam ardentemente se espelhar e se inspirar e que assim o fizeram em sua declaração dos direitos do homem e do cidadão.

Apesar de uma ter servido de base para a outra, e das grandes semelhanças que nasceram a partir disto, as ditas “revoluções liberais” também tiveram grandes diferenças. Enquanto na revolução americana os objetivos eram fixos e definidos e havia um consenso geral sobre os resultados da revolução, na francesa havia total discordância entre os vários interesses unidos pelo terceiro estado, além de intensa falta de organização e objetivos fixos, o que resultaria em uma revolução que seguiria em várias direções. Outra grande diferença é o significado de poder para cada uma das revoluções. Os franceses, por não ter organização e por terem seu interesse público regido pelo monarca, não sabiam distinguir violência e poder, em oposto aos americanos, que viam o poder como o oposto da violência e surgido através de alianças, regido pela reciprocidade e pela mutualidade.

Outra grande diferença entre as duas revoluções se baseia no uso da democracia. No novo país surgido com a unificação das 13 colônias americanas foi implantada uma democracia propriamente dita, mesmo que limitada. A garantia de votos para a maior parte dos cargos governamentais, a liberdade religiosa e de expressão e o uso de uma Constituição eram valores da democracia implantada, porém com limites controversos, como a falta de liberdade para negros, pobres, índios e mulheres, além do mantimento da escravidão.

Já na França, a sua primeira Constituição feita pela Assembleia Nacional Constituinte, constituída através da reformulação do Estado, da sociedade, da Justiça e da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com