TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conheça Mais Sobre Cultura

Por:   •  27/3/2021  •  Projeto de pesquisa  •  336 Palavras (2 Páginas)  •  90 Visualizações

Página 1 de 2

Cultura, Aspectos Essenciais e Manifestações.

                                                                                                            Geórgia K. Cordeiro

[pic 1]

Em seu papel prioritário a moradia traz, desde seus primórdios, a busca por abrigar-se como forma de proteção das intempéries e dos predadores, bem como forma de conforto e estabilidade. Essas necessidades mantiveram-se ao longo da história humana, todavia submetida a uma lógica cultural, econômica e publicitária. Transformada em símbolo cultural de prestigio e sucesso, a moradia contemporânea produzida pelo mercado imobiliário, de forma geral, sugere um sistema de valores que permite ao indivíduo o reconhecimento e a integração ao grupo social almejado. A moradia apresenta-se como exigência fundamental para o homem consubstanciar as suas condições sociais, fisiológicas, psicológicas e morais.

Essa sinergia entre moradia e erudição, caracterizada por uma massa heterogenia de usuários com estilos de vida plurais fomenta a manifestação da diversidade, que é resultado de herança cultural, clima e status social. Nesse sentido a cultura se manifesta sob as mais variadas formas, desde atribuição de status até modismos expressos em materiais de construção, formas arquitetônicas, e ao clima do local em questão, empregando técnicas específicas para cada contexto, com estruturas projetadas e adaptadas sazonalmente, passando pelo designer de interiores e diversas particularidades individuais ou coletivas.    

Complementarmente, o ato de habitar, que agora demanda uma maior integração de usos, funções e atividades, não se esgota no espaço doméstico, mas se projeta no espaço urbano em geral.

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (89.8 Kb)   docx (51.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com