TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diferenças Entre A Revolução Francesa E Americana.

Trabalho Escolar: Diferenças Entre A Revolução Francesa E Americana.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2014  •  656 Palavras (3 Páginas)  •  565 Visualizações

Página 1 de 3

SOLANIA ALVES CARVALHO SANTANA

Diferenças entre a Revolução Francesa e Americana.

A Revolução Americana constitui-se em um movimento organizado pelas treze colônias inglesas da América do Norte, cujo objetivo era libertarem-se da Inglaterra, fato que originou os Estados Unidos da América. Perseguidos por questões religiosas os primeiros colonizadores deixaram a Inglaterra a partir de 1620, formando, nessas colônias, uma nova pátria.

Almejavam progredir em uma nova vida, trabalhando par o progresso na nova terra. Entretanto, as relações entre colônias e metrópole tornaram-se difíceis, principalmente na segunda metade do século XVIII com a política tributária aumento de impostos para se restabelecer financeiramente devido à Guerra dos sete anos.

Houve reação por parte dos colonos. Ainda assim, posteriormente, aumentaram os impostos de importação sobre o chá, papel, vidro e tintas. Influenciados pela burguesia, o povo protestou publicamente. Em 1774, os ingleses fecharam o porto de Boston e reforçaram as tropas oficiais nas colônias. Deflagrou-se, com isso, o conflito entre colonos e metrópole, o que levou em 1776, à independência das treze colônias. Assim, a Revolução Americana representou a tomada do poder pela burguesia colonial em detrimento da oligarquia metropolitana.

Durante o século XVIII, na França, o quadro não era bom, onde se observava o agravo da injustiça social. O sistema legislativo francês era dividido em nobreza – que vivia em extremo luxo, clero – que também não pagava impostos e a grande população sem direito a voto e em contrasenso pagavam altos impostos, sustentando assim, o luxo dos nobres.

Assim, sem representatividade política, ante a dilapidação dos cofres públicos pela nobreza e o clero, e ante aos problemas econômicos enfrentados pelo país naquela época, restou ao povo enfrentar o governo, tomando, à força o controle do país. A Bastilha, prisão para os opositores do governo, foi o primeiro alvo a ser dominado.

A Queda da Bastilha, em 14/07/1789, constituiu-se em um marco para o início da Revolução Francesa, cujo lema foi “Liberdade, Igualdade e Fraternidade” resumindo o desejo do povo da França. No mesmo ano a Assembléia Constituinte promulgou a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão era o fim do sistema absolutista e privilégios da nobreza.

As bases de uma sociedade burguesa e capitalista foram estabelecidas durante a Revolução. O povo ganhou mais autonomia e seus direitos sociais passaram a ser respeitados. A Revolução francesa, pautada em ideais iluministas, serviu de inspiração para reformas em outros países, e influenciou a proclamação da independência Brasileira e a independência das colônias espanholas.

Tanto a revolução Americana quanto a Inglesa Revoluções patrocinaram a liberdade dos direitos individuais. Os franceses lutaram por uma liberdade que não tiveram ao longo dos tempos e os americanos para manter a que já possuíam. A Revolução Americana concretizou os ideais liberais e Iluministas. Assim, conclui-se que idéias analisadas por homens talentosos e sensatos, de forma criteriosa trazem boas consequências. Diferentemente da Revolução Francesa, cujos revolucionários não concederam importância à análise dos riscos em seus empreendimentos. Sem diálogo analisado,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com