TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTÁGIO SUPERVISIONADO ENSINO FUNDAMENTAL PESQUISA DO CONTEXTO ESCOLAR E OBSERVAÇÃO

Por:   •  7/12/2021  •  Trabalho acadêmico  •  576 Palavras (3 Páginas)  •  119 Visualizações

Página 1 de 3

PLANO DE AULA – ESTÁGIO SUPERVISIONADO ENSINO FUNDAMENTAL PESQUISA DO CONTEXTO ESCOLAR E OBSERVAÇÃO

1. IDENTIFICAÇÃO

Ariane Freitas Camargo, RU 1796546

História
7ª ano

2. CONTEÚDO DA AULA

Independência do Brasil.

3. OBJETIVOS

Entender como a crise colonial afetou o reinado português no Brasil.
Discutir os motivos da vinda da família Real para o Brasil.
Estudar a Emancipação política do Brasil.

4. SÍNTESE DO ASSUNTO

        Este plano de aula tem como base, temas de suma importância para que os alunos possam entender o significado da nossa Independência, aprimorando seus conhecimentos de forma lúdica.

        Analisar o período tardio colonial brasileiro requer um olhar mais atento na tentativa de perceber os elementos que lançaram base para o contexto de profundas mudanças que tiveram desdobramentos importantes na passagem do século XVIII para o XIX. Não há como analisar este período sem debruçar-se sobre os fatores relativos aos contornos que delineavam a política metropolitana. (TOLEDO, Ana Tereza Landolfi, 2013, p. 4)

        Se faz necessário, esmiuçar o conteúdo, para que de forma mais abrangente ele seja passado aos alunos.

        A concepção de que o processo de independência e de formação do Estado nacional brasileiro foi marcado por uma mescla positiva e meritória de elementos de ruptura e de continuidade que o faria superior em relação aos demais semelhantes ocorridos ao seu redor na mesma época tem sua origem em uma imagem coetânea, forjada por alguns de seus próprios protagonistas. (PIMENTA, João Paulo, 2009, p. 55).

 Dando aos mesmos, maneiras diferentes de formar sua própria opinião, demonstrando que o evento da Independência não termina com a Proclamação da República, ela perdura por mais alguns anos.

        Com a Proclamação da República, os novos detentores do poder levaram em frente uma postura de romper com uma série de tradições inerentes aos tempos do Império, buscando corrigir os males e distorções que os mesmos imputavam como advindos da forma monárquica do governo. (ALVES, Francisco das Neves, 1998, p. 233).

        Vamos acompanhar os eventos que deram início ao levante do povo a cerca de seus direitos e observar como toda essa revolução terminou.

5. DESENVOLVIMENTO

        Daremos início ao plano de aula enviando as instruções aos alunos para que assistam aos vídeos que terão os links disponibilizados pelo aplicativo de mensagens instantâneas no grupo da turma, que serão gravados e editados com os conteúdos das aulas. Será enviado também a apostila com todo o conteúdo impresso, para que o aluno leia os textos em forma de resumo sobre o conteúdo e após faça as atividades referentes. Estará disponível no próprio grupo do aplicativo o campo para tirar dúvidas e discussões sobre os assuntos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (59.8 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com