TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTÁGIO SUPERVISIONADO: ENSINO FUNDAMENTAL – PESQUISA DO CONTEXTO ESCOLAR E OBSERVAÇÃO.

Por:   •  19/5/2022  •  Trabalho acadêmico  •  3.162 Palavras (13 Páginas)  •  130 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1]

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER

ESTÁGIO SUPERVISIONADO: ENSINO FUNDAMENTAL – PESQUISA DO CONTEXTO ESCOLAR E OBSERVAÇÃO.

 Fraga, Janaina de Oliveira

2607621

Pindamonhangaba

 2020.

ESTÁGIO SUPERVISIONADO: ENSINO FUNDAMENTAL – PESQUISA DO CONTEXTO ESCOLAR E OBSERVAÇÃO.

RESUMO

O estágio supervisionado visa proporcionar ao graduando um momento de relacionar a teoria apresentada em sala à prática utilizada nas salas de educação do Ensino Fundamental. O presente relatório é resultado do trabalho de observação realizado na Escola Municipal Professor Augusto César Ribeiro no município de Pindamonhangaba - SP, no período de quatro a vinte e três de dezembro de 2020. O objetivo do estágio é o aprimoramento das práticas de ensino através de abordagens metodológicas para a construção de conhecimento e consequente aplicação a realidade na escola, mas não é só a união da teoria com a prática, resume se a todo o contato direto com o ambiente escolar, práticas pedagógicas sob uma observação, avaliação e aprendizagem.

A conclusões que apresento se constitui das minhas análises crítica e construtiva das vivências de aprendizagem e o redimensionamento da ação pedagógica nas salas do Ensino Fundamental.

Sumário

1.1 INTRODUÇÃO        5

1.2 A escola        6

2. ATIVIDADES DESNVOLVIDAS DURANTE O PERIODO DE PARTICIPAÇÃO OBSERVATIVA        7

2.1 Professora regente        9

3. A REALIZAÇÃO DA DOCÊNCIA: OS DESAFIOS DE APRENDER A SER PROFESSORA.        9

4. CONCLUSÃO        10

5. BIBLIOGRAFIA        11

ESTÁGIO SUPERVISIONADO: ENSINO FUNDAMENTAL – PESQUISA DO CONTEXTO ESCOLAR E OBSERVAÇÃO.

Relatório de estágio supervisionado: Ensino fundamental - Pesquisa do contexto escolar e observação de aulas apresentado ao curso de Pedagogia do Centro Universitário Internacional UNINTER

Pindamonhangaba

2020.

ESTÁGIO SUPERVISIONADO: ENSINO FUNDAMENTAL – PESQUISA DO CONTEXTO ESCOLAR E OBSERVAÇÃO

1.1 INTRODUÇÃO

        O relatório de estágio supervisionado tem como objetivos a pesquisa e a observação das aulas realizadas no ensino fundamental, para complementação de aprendizagem prática observatória, fazendo a diferença da teoria e prática.

Este estágio supervisionado foi realizado na rede Municipal de Pindamonhangaba, na escola Professor Augusto César Ribeiro, sob regência no momento da gestora Carmen Lúcia Agostinho, neste momento as aulas presenciais reduzidas, o estágio teve início em quatro de dezembro de 2020 e término em vinte e três de dezembro de 2020; poucos dias, porém com muito aprendizado, foi realizado no período matutino, com a turma do segundo ano do ensino fundamental, composta de crianças normalmente entre os sete anos de idade, com a professora Nádia sendo regente da turma em questão. Nesta turma temos dois alunos em investigação e um aluno com diagnóstico de TEA, e por este motivo além da professora regente há uma auxiliar de turma de nome Márcia. A sala de aula é bem decorada, acolhedora, iluminada e arrumada com carteiras enfileiradas (distanciadas e intercaladas, sinalizadas onde os alunos podem sentar-se), mas também transformando-se de acordo com a didática aplicada e com 14 alunos magníficos, cada um de sua forma.

O estágio supervisionado no curso de Pedagogia se torna totalmente indispensável, pois a prática de observação nos fornece aprendizagem, compreensão do convívio diário de professores, alunos, e do espaço escolar como um todo; fluindo o processo educacional de forma onde assimilamos a teoria com a visualização da prática e proporcionando assim uma formação mais completa e necessária para o estudante de Pedagogia.

Salientando que durante o período do estágio do ensino fundamental ainda ocorria pandemia mundial de Covid-19 e, portanto, as turmas da rede municipal da cidade de Pindamonhangaba seguiam os protocolos sanitários, como uso de máscara, álcool em gel e a redução de alunos por turma, podendo neste período somente o montante de 30% da turma por dia, tendo um revezamento entre os alunos da turma e entre as turmas. Deixando claro que por este motivo não houve acesso total a turma de segundo ano do ensino fundamental como um todo e sim em parte e por isso a observação desta turma foi somente em partes, mas sem perder a qualidade.

1.2 A escola

A escola Professor Augusto César Ribeiro foi fundada em 13 de julho de 2001, ela abrange séries do ensino fundamental do segundo ao quinto ano, nos períodos matutino e vespertino, fica situada no bairro Vila Rica em Pindamonhangaba. O prédio é térreo, com total acesso para alunos com dificuldade de locomoção, pois a escola é totalmente plana, sendo então uma grande opção de inclusão; contamos ainda com cinco salas de aula com lousa digital com retroprojetor e som inclusos sendo realmente um diferencial; ainda uma biblioteca, dois banheiros infantis, cozinha, amplo refeitório, horta, uma humilde quadra, uma área de lazer, gramado, uma diretoria, uma sala dos professores onde são realizadas as reuniões dos professores e planejamentos tendo neste ambiente um Datashow e uma tv, um almoxarifado, uma sala de refeições e três banheiros para os funcionários, tudo em ótimo estado e com as manutenções em dia. A escola possui uma equipe de profissionais capacitados na área de educação e comprometidos reforçando a credibilidade da instituição junto à comunidade. O quadro de funcionários é composto por: oito professores regentes, uma professora de Educação física, uma professora de artes, quatro auxiliares de sala, uma gestora, três auxiliares de pátio, uma cozinheira, uma auxiliar de cozinha, dois serviços gerais, uma estagiária remunerada. Também há uma nutricionista que passa semanalmente para avaliar as dependências da cozinha, passar as informações necessárias e repassar o cardápio. A escola também conta com uma parceria no projeto de música, realizado pelos professores da corporação musical Euterpe, na qual em contraturno os alunos têm aulas de instrumentos de sopro e vocal. Outro projeto bem interessante na escola é o de reciclagem, no qual os pais e alunos levam as sextas-feiras todo o material que pode servir para reciclagem, as professoras anotam o recebimento em uma parte da agenda, para a contagem da turma vencedora no final do ano letivo e em parceria com uma empresa de reciclagem que faz a retirada no final do mês, o valor recebido e guardado para a realização da festa do dia das crianças, festa de encerramento e premiação da turma vencedora no qual os alunos recebem uma lembrancinha cada um. Excepcionalmente neste ano por conta da pandemia o valor arrecadado foi pouco e será utilizado para o próximo ano já que fica impossível realizar as comemorações na qual é destinado o valor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20 Kb)   pdf (131.6 Kb)   docx (161.4 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com