TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo De Caso De Jobs

Dissertações: Estudo De Caso De Jobs. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/3/2015  •  1.396 Palavras (6 Páginas)  •  579 Visualizações

Página 1 de 6

Atividade 01.3: CASO DE CONCLUSÃO STEVE JOBS, DA APPLE

Junto com Steve Wozniak, Steve Jobs fundou a Apple e ajudou a popularizar o computador pessoal no final da década de 1970; a ele credita-se o lançamento dos computadores acessíveis, fáceis de usar, destinado às massas, Quando Jobs, com 21 anos, viu um computador que Wozniak havia projetado para uso próprio, convenceu-o a trabalharem juntos e criaram uma empresa para comercializar o computador. A Apple Computer Co. foi fundada como sociedade em 1 de abril de 1976. Embora seu plano inicial fosse vender apenas placas de circuito impresso, Jobs e Wozniak acabaram produzindo um lote de computadores totalmenre montados e, desse modo, entraram no negócio de computadores pessoais. O primeiro computador pessoal que Jobs e Wozniak introduziram no mercado foi o Apple I, vendido por US$ 666,66, um valor definido por Wozniak porque ele gostava de repetir dígitos. Seu sucessor, o Apple II, foi lançado no ano seguinte e tornou-se um grande sucesso, transformando a Apple em uma importante empresa na indústria de computadores pessoais. Em dezembro de 1980, a Apple Computer transformou-se em uma corporação de capital aberto, tornando Jobs um multimilionário.

No início da década de 1980, a empresa lutou para concorrer com a IBM e a Microsoft no lucrativo negócio do mercado de computação corporativa, mas a IBM e a Microsoft continuaram ampliando suas fatias de mercado em detrimento da Apple nesse setor. Jobs decidiu que, para competir, precisava contratar uma diretoria executiva profissional, que fizesse a empresa crescer. Em 1983, Jobs "seduziu" John Sculley, que deixou a Pepsi-Cola para ser o CEO da Apple, apresentando-lhe um desafio: "Você quer passar o resto da sua vida vendendo água açucarada ou quer a oportunidade de mudar o mundo?". No ano seguinte, a Apple partiu para fazer justamente isso, começando com um comercial de TV no "Super Bowl" [jogo final da liga de futebol americano], intitulado "1984". Macintosh tornou-se o primeiro computador comercialmente bem-sucedido com uma interface gráfica de usuário.

Uma queda brusca nas vendas, que atingiu toda a indústria no final de 1984, provocou a deterioração do relacionamento profissional de Jobs com Sculley, e no final de maio de 1985 - após uma briga interna pelo poder e o anúncio de significativa quantidade de demissões - Sculley dispensou Jobs de suas funções como diretor da divisão Macintosh. Em 1986, sentindo-se marginalizado na empresa que havia fundado, Jobs vendeu todas as suas ações da Apple, exceto uma. Quase ao mesmo tempo, fundou outra empresa de computadores, a NeXT Computer (uma empresa que desenvolve plataformas para computadores e é especializada nos mercados da educação superior e de negócios). A tecnologia NeXT mais tarde seria especialmente responsável por catalisar dois eventos não relacionados: a World Wide Web e o retorno da Apple Computer. Também em 1986, Steve Jobs iniciou um empreendimento que se tornou a Pixar Animated Studios, da qual foi CEO. Jobs firmou um contrato com a Disney para produzir uma série de filmes animados por computador, que a Disney cofinanciaria e distribuiria. O primeiro filme produzido pela sociedade, Toy Story, trouxe fama e aplausos da crítica para o estúdio quando foi lançado, em 1995. Durante os dez anos seguintes, a empresa produziu os sucessos de bilheteria Vida de Inseto (A Bug's Life, 1998), Toy Story 2 (1999), Monstros S.A. (Monsters, Inc., 2001), Procurando Nemo (Finding Nemo, 2003), Os Incríveis (The lncredibles, 2004) e Carros (Cars, 2006). Em 2006, Jobs vendeu o estúdio Pixar à Disney e ainda permanece na sua diretoria.

Em 1996, a Apple comprou a NeXT por US$ 402 milhões, trazendo Jobs de volta à empresa fundada por ele. Com a compra, muito da tecnologia da empresa foi aplicada nos produtos da Apple. Em 1997, Jobs tornou-se CEO interino da Apple. Sob sua orientação, a empresa aumentou suas vendas com o lançamento do iMac e de outros produtos; a partir de então, projetos atraentes e a força da marca produziram bons resultados na Apple. Na Expo Macworld de 2000, Jobs oficialmente retirou a palavra "interino" de seu título na Apple, e tornou-se o CEO permanente.

Em anos recentes, a empresa diversificou-se. Com lançamento do leitor portátil de música iPod, do software de música digital iTunes e do iTunes Store, a empresa está dando grandes investidas na eletrônica de consumidor e distribuição de música. Mais recentemente, a Apple entrou no negócio de telefonia móvel com o lançamento do iPhone, telefone celular com display multitoque, iPod e recursos de acesso à Internet. Por meio da autoavaliação, Jobs percebeu que sua força estava no desenvolvimento de novos produtos. O futuro da Apple depende da frequente transição e introdução de novidades, assim, ele concentra seus esforços e seu tempo em supervisionar equipes que desenvolvem novos produtos, mas as equipes de projetistas têm liberdade de concepção no que e como está sendo projetado.

Muito foi realizado com a personalidade agressiva e exigente de Jobs, e as pessoas que trabalharam para ele têm reações diversas com relação a seu estilo de liderança. Alguns o chamam de temperamental, agressivo, rigoroso, intimidador e muito exigente. Ficou conhecido por atacar verbalmente pessoas que não conseguiam atingir os objetivos e as expectativas. Muitos funcionários admitiram que têm medo de depararem com Jobs quando entram no elevador,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com