TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo de caso - Hernan Cortéz e Alteridade

Por:   •  17/4/2017  •  Relatório de pesquisa  •  731 Palavras (3 Páginas)  •  211 Visualizações

Página 1 de 3

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER

MARTA BUENO DE JESUS TIBÚRCIO

RU: 1135629

POLO DE APOIO PRESENCIAL – SUMARÉ - SP

RELATO DE EXPERIÊNCIA EAD E A TECNOLOGIA

Nos próximos anos, as escolas municipais e estaduais terão obrigatoriamente a difícil tarefa de sair do convencionalismo e se adequar à novas tecnologias, caso contrário, será exterminada definitivamente. Fato relevante para a educação a distância que desde há muito tempo já conta com esse crescimento favorável ao desenvolvimento do Ser.

O crescimento profissional e pessoal do indivíduo na EAD se torna muito mais criativo, autônomo e produtivo. O aluno aprende ser um pensante e atuante em suas relações na busca de soluções de problemas, porque quando este entende que o sistema está deixando-o para trás, ele procura o ensino a distância e leva a sério.

Minha experiência com a escola acadêmica começou em 2013 após longos anos sem estudar, apenas lendo bastante, desde políticas sociais até Sigmund Freud, quando decidi por curiosidade prestar vestibular em uma Universidade privada. Passei em terceiro lugar no curso de pedagogia, estudei um ano e meio, porém com desconto de 50%, a mensalidade ainda pesava no bolso e os meios de transporte eram sacrificados.

Refletindo sobre o desejo de me formar e a frustração futura caso abandonasse a escola, fui investigar a respeito do ensino a distância e me deparei com dados tipo: mais de um milhão de alunos na EAD e reconhecido pelo Mec. Meio caminho andado, só me restava investigar a procedência e reputação das Universidades EAD, quando encontrei e depositei minha confiança nesta qual realizo meu curso.

Entrando no embalo da sociedade atual, onde as mudanças sociais, políticas e econômicas mudam na velocidade da luz e deixa para trás o indivíduo que não estuda, que não participa, decidi entrar sem medo e aproveitar o que a EAD me oferece. Além de permitir que posso escolher meu ritmo, horário e lugar, tenho desenvolvido mais competências, habilidades, atitudes e construído um conhecimento mais fundamentado, sou mais reflexiva visto que, psicológicamente tudo depende muito mais do meu esforço e comprometimento, sem a presença do professor na sala de aula e de outros alunos que ajudam nos trabalhos e afins. Tornei-me autodidata.

Desde a década de 1980, a internet tem sido campeã na educação a distância e com a evolução tecnológica, o campo educacional EAD tem marcado presença cada vez mais constante, rompendo os obstáculos impostos pelo ensino tradicional. Ainda no século XIX a educação a distância era centrada em textos impressos via correio, no século XX deu um passo maior sendo por via rádio e logo mais pela televisão. Hoje, trazendo possibilidades inesgotáveis para o aprendizado contamos com a internet em tempo real e globalizada.

Como relatam Leite e Silva (2012),

A rede de computadores apresenta-se hoje como elemento que pode modificar significativamente a educação presencial. As paredes das salas de aula se abrem, hoje esses tradicionais locais de ensino-aprendizagem têm o tamanho do mundo. As pessoas podem se comunicar, trocar informações, dados, pesquisas a qualquer

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (47.1 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com