TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História da Escrita e da Leitura

Por:   •  5/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  518 Palavras (3 Páginas)  •  238 Visualizações

Página 1 de 3

Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT[pic 1][pic 2]

Departamento de Direito

Disciplina: Português

Discente: Doncleiton Leocádio de Oliveira

Docente: Allyne Lima

Cáceres, MT, 02 de maio de 2017.

Olá, prazer em conhece-la. Meu nome é Doncleiton Leocádio de Oliveira, tenho 18 anos e irei relatar a minha história de escrita e leitura.

Tudo começa aos meus 06 anos de idade e por volta do ano de 2005 ano em que me ingressei no ensino fundamental no primeiro ano de ensino, também conhecido como “Pré”, numa escola próxima de casa, a três quarteirões, terminei meu primeiro ano de estudo no final de 2005. Em seguida, minha família mudou de residência dentro da cidade de Cáceres – MT, o que fez com que eu trocasse de colégio, mudei para uma escola próximo a minha casa, novamente, agora em novo endereço, Escola Municipal “Tancredo Neves”, local que me alfabetizei e completei o meu ensino fundamental.

No ensino fundamental foi onde desenvolvi o meu apego pela leitura, tive incentivo de alguns professores que me emprestavam gibis para ler – principalmente da Turma da Mônica - outro estímulo para a leitura venho de minhas irmãs mais velhas que liam alguns livros em casa e me entusiasmavam a fazer o mesmo.

No colégio, emprestava muitos livros da biblioteca – bem modesta e com poucos livros disponíveis – aponto de alguns funcionários da biblioteca até duvidarem ou ficarem céticos se eu realmente estava lendo os livros, mas eu lia-os e gostava de ler, foi uma prática que se desenvolveu e me cativou durante este período. Uma fase de grande significância para eu ser um leitor assíduo em minha vida até hoje foi na Segunda Série, onde os docentes organizaram um concurso de quem leria mais livros durante um período, quem ganhasse teria um prêmio, como já lia muitos livros acabou sendo um “prato cheio” para mim, modestamente, fiquei em primeiro lugar, afinal, com um único competidor na escola (somente eu participei), não foi tão difícil assim, meus colegas simplesmente não participaram que eu bem me lembro. Neste concurso eu acebei tendo uma surpresa em relação ao prêmio para o ganhador – confesso que me decepcionei um pouco – mas era um prêmio justo, um livro (tinha em mente outro prêmio, mas faz parte). Entretanto, meu gosto pela leitura não foi abalado, lia regularmente, livros diversos, hábito que carreguei até chegar ao meu ensino médio. No ensino médio (fase que passou mais rápido do que pude perceber) está prática diminui um pouco, pois comecei a trabalhar e tinha que conciliar os estudos com os serviços, então as leituras diminuíram, mas não cessaram.

Como pode-se observar a escrita até então não foi citada, porque ela não foi uma prática que não esteve e não foi desenvolvida por mim, lia bastante, mas pouco escrevia, vim a escrever um pouco mais no ensino médio, mas, mais por obrigação do que por prazer. Entretanto, tenho certa facilidade na escrita e não nego escrever em hipótese alguma e a cada dia estou gostando mais da escrita e a colocando em meu dia a dia, indubitavelmente, em minha vida acadêmica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (71.3 Kb)   docx (60.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com