TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução a docência

Por:   •  23/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.732 Palavras (15 Páginas)  •  184 Visualizações

Página 1 de 15

SUMÁRIO

 1. REFLEXÕES REFERENTES AOS 13 TEXTOS 

1.1 EDUCAÇÃO? EDUCAÇÃO:APRENDER COM O ÍNDIO.............................................3

1.2 O FAX DO NIRSO...............................................................................................................3

1.3 A HISTÓRIA DE CHAPEUZINHO VERMELHO (NA VERSÃO DO LOBO)...............4

1.4 UMA PESCARIA INESQUECÍVEL..................................................................................4

1.5 A FOLHA AMASSADA......................................................................................................5

1.6 A LIÇÃO DOS GANSOS....................................................................................................6

1.7 ASSEMBLÉIA NA CARPINTARIA...................................................................................6

1.8 COLHERES DE CABO COMPRIDO.................................................................................7

1.9 FAÇA PARTE DOS 5%.......................................................................................................8

1.10 HOMEM E O MUNDO......................................................................................................8

1.11 PROFESSORES REFLEXIVOS.......................................................................................9

1.12 UM SONHO IMPOSSÍVEL?...........................................................................................10

1.13 PIPOCAS DA VIDA........................................................................................................10 REFERÊNCIA..........................................................................................................................12


  1. Educação? Educações: aprender com o índio

O texto nos traz uma reflexão muito importante, a que temos que respeitar a cultura e a forma de vida de cada região e das comunidades nelas existentes.

Em nosso país existem diversas culturas e povos, onde cada um tem sua historia e sua forma de educar seus integrantes, mas temos que ter apenas uma educação, de forma que engloba todos os povos. Respeitando assim a cultura e a história de cada um sem deixar de educar todos.

Podemos falar que a Escola possui um papel importante na formação de um cidadão, mas não e o único, sabemos que na escola o estudante ira ter contato com as ciências humanas e naturais, irá aprender a vida em sociedade, desenvolver suas aptidões e se tornar um ser sociável. É na escola onde ira aprender a questionar e formular pensamentos ideológicos entender como o mundo se transforma e como a humanidade surgiu.

Hoje temos sabemos que na antiguidade sempre um povo que conquistava o outro tentava incutir no conquistado sua forma de educar dizendo que era a melhor para aquele povo. Hoje vemos que não procedia tal afirmação dos conquistadores, pois com isso acabaram com varias culturas e povos. Isto aconteceu aqui mesmo no Brasil onde milhares de índios foram educados contra sua vontade, pelos jesuítas. Mas hoje a educação brasileira procura ser uma única em todo nosso território nacional ensinando e educando todos os filhos desta pátria em que vivemos.

  1. O fax do Nirso

Hoje em dia, com a globalização do mundo, a importância da comunicação torna se indispensável para qualquer trabalhador que almeja um futuro promissor em sua carreira. Vemos por ora, muitas pessoas com pouco estudo em nosso país, apesar dos incentivos governamentais pagos aos pais de crianças na faixa etária de escola, facilitando desta forma o ingresso e a permanência das crianças na escola. Com isso era para haver um  melhor aproveitamento das nossas crianças, mas não e isso que se apresenta.

Este conto mostra  um trabalhador que não sabe falar corretamente, demonstrando um completo desconhecimento da língua portuguesa, mas se destacando como um excelente vendedor. Nos dias atuais isso não ocorreria, pois um funcionário desse não conseguiria vender tão bem como o do conto.Pois hoje em dia o bom trabalhador tem que saber se comunicar de forma adequada e correta, e a qualificação vai além do emprego correto do português, inclui diplomas universitários e o conhecimento de uma língua estrangeira de preferência o inglês. Com isso notamos a importância da formação do individuo principalmente a formação básica, pois será ela que dará suporte para as demais qualificações e cursos que o individuo ira realizar no decorrer de sua vida.

Hoje vemos como a educação e um pilar importante na vida de um individua, por isso temos que procurar sempre estar se aprimorando os nossos conhecimentos a fim de podermos transmitir aos jovens uma educação de qualidade melhor e assim construir uma nação mais culta capaz de levar o pais a uma situação educacional coerente como as grandes nações  do mundo. Para tal coisa acontecer há uma grande necessidade de um melhor investimento do governo na educação, proporcionando assim uma condição melhor para os profissionais do ensino.

  1. A História de Chapeuzinho Vermelho (na versão do lobo)

Neste texto podemos ver uma forma diferente dos fatos narrados pela historia original, uma visão de outro lado de uma historia. Esta fabula nos mostra um principio muito importante a qual devemos pensar profundamente, a que toda historia tem seu outro lado e que antes de tiramos um lado como verdade devemos escutar o outro lado e ponderar sobre o que realmente aconteceu.

Como educador somos responsáveis pelo que falamos e sugerimos aos nossos educando. Somos formadores de opiniões e com isso temos que ter certeza do que falamos. Assim devemos incentivar aos alunos pesquisar outras fontes outros autores sobre um determinado assunto e fazer com que eles debatem entre si e tirem suas conclusões.

Temos que mostrar que a escola não dita à verdade ela apresenta os fatos e incentiva aos seus alunos a buscarem a verdade ou aceitar o conteúdo ministrado não como uma verdade única, mas como uma das verdades.

  1. Uma pescaria inesquecível

O texto nos traz uma historia linda onde mostra um pai ensinando ao filho o significado da honestidade, a ética.

Podemos dizer que “Ética é o nome dado ao ramo da filosofia dedicado aos assuntos morais. A palavra ética é derivada do grego, e significa aquilo que pertence ao caráter.” Uma explicação acadêmica para uma atitude grandiosa, pois a ética esta presente em nosso dia a dia, em casa, na rua, no trabalho em qualquer lugar que vamos. Os valores que aborda a ética são aprendidos em casa e deveriam ser aprimorados na escola, mas infelizmente são poucas escolas que cultua essa tão importante disciplina em seus bancos escolares.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.4 Kb)   pdf (240.6 Kb)   docx (22.1 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com