TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Por:   •  13/8/2021  •  Trabalho acadêmico  •  477 Palavras (2 Páginas)  •  107 Visualizações

Página 1 de 2

                                                  [pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

FACULDADE DE HISTÓRIA

CAMPUS DE BRAGANÇA

DISCPLINA: ESTÁGIO SUPERVISIONADO II

DOCENTE: FELIPE MENEZES SOARES

João Victor Conde Tovane

Caro Amigo, observei o modo de ensino aplicado por mim em sala e percebi a grande desvalorização à disciplina História, exercida por mim. Com isso me dispus a elaborar uma mudança ao meu ensinar, uma busca pela aula ideal, inflamando o interesse dos alunos para a importância histórica. Exemplificarei em uma aula minha ideia, o assunto trabalhado será “Brasil República”, como se instalou o novo cenário político, perdurando até hoje.

Nesse sentido irei direcionar a uma reflexão dos alunos, questionando-os seus pensamentos sobre a desigualdade social, para a iniciação de um debate mais próximo desse aluno, visto que estaria já no ano de conclusão escolar, como: Se hoje fossemos Império, quem escolheria entre permanência ou mudança no sistema político?; Em qual situação econômica estaria você e sua família?; Você teria direitos?;

Conforme o encaminhamento do debate, abriria então para a leitura do livro didático, em seguida servindo-me da aula expositiva. Porém, buscando a todo momento o olhar do aluno, na medida em que usava a exemplificação e comparação, com as demandas de passado e futuro, procurando a todo momento aproximar os alunos e facilitar melhor o conteúdo. Visto que o incentivo a comparação, embora perigoso no âmbito das interpretações de igualar os acontecimentos, seja de maneira simples mas eficaz ao repasse de conteúdo.

Para uma melhor aprendizagem e correta interpretação, disponibizarei trechos de autores historiográficos, destacando como transcorreu o processo de mudança, juntamente com as fontes históricas e didáticas como jornais, panfletos, documentos governamentais, imagens, etc. De modo a protagonizar não só a compreensão, mas também motivar a pesquisa histórica, alimentando o senso crítico e ratificar o conhecimento do passado para tentar entender o presente, daí o sentido de comparação e aproximação.

Por fim e como meio avaliativo, tentarei fazer uma dinâmica em que os alunos defendessem a república e fariam com que eu me convencesse a aceitar, enfatizando que a grande maioria da população brasileira sequer soubesse do que ocorrera, desse modo interagindo toda a turma através de grupos para seminários, elaborado proveniente do incentivo a pesquisa histórica. Sendo justificada na medida em que o interesse da dinâmica fosse porque a República foi a vertente que se legitimou, como também posterior a todos os conteúdos fundamentais para se entender o início da república brasileira, não ignorando os sujeitos e interesses que formaram o atual sistema político.

Por fim, esperto que tenha entendido o ponto em questão da (s) aula (s), através das comparações, aproximações, debates, pesquisas e dinâmicas fosse possível a maior eficácia e ruptura monologa no processo de ensino aprendizagem. Buscando a todo momento a atenção e interação no aluno para que possa assim compreender e refletir a história entre passado e presente, tornando sujeitos críticos, destacando a História como base e que merece tamanho prestígio, quebrando o paradigma de aula chata.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (86.9 Kb)   docx (26 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com