TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Resumo do Filme a Missão

Por:   •  16/11/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  425 Palavras (2 Páginas)  •  21.578 Visualizações

Página 1 de 2

Filme: “A MISSÃO”

O filme “A Missão” é baseada em fatos reais, trata da época da expulsão dos jesuítas do reino português, devido à crinas relações entre coroa portuguesa e a companhia de Jesus.

Após a morte de um podre da companhia, o Irmão Gabriel foi designado a ocupar o seu lugar na Missão de São Carlos, desarmado apenas com um instrumento ele chega no local onde os índios guaranis habitavam, estes por sua vez passam a confiar no Irmão, que logo é aceito na aldeia. A partir daí ele reinicia o trabalho de evangelização com índios.

Um mercador de escravos chamado Rodrigo Mendonza, tem a sua vida mudada após cometer um crime grave de tirar a vida de seu irmão, por conta de um ciúme possessivo de uma mulher. Com o sentimento de culpa ele se muda por conta própria para um mosteiro, lá ele conhece o Irmão Gabriel que o convida a retornar à Missão de São Carlos, o lugar onde Rodrigo caçava os índios para escravizar, depois de pensar nesta proposta ele acaba aceitando. No começo não foi nada fácil, até porque os índios os conheciam e sabiam de seu passado, mas como ele chegou com o Irmão Gabriel e a confiança que os índios tinham nele era muito grande, estes começam a aceitar Mendonza. Com o passar do tempo, a convivência com os índios vai transformando Mendonza em um homem sensível, a ponto de sentir arrependido de todo o seu passado e se tornar um jesuíta.

O Território ocupado pelas missões que pertencia aos portugueses pode passar aos espanhóis, então os jesuítas são convocados a defender sua permanecia, pois, o propósito dos espanhóis era lucrar com estas terras e escravizar os índios para mão de obra. Neste período os trabalhos dos jesuítas juntamente com os índios seriam analisados por um funcionário da coroa portuguesa chamado Altamirano.

 Altamirano decide então visitar todas as missões para conhecer de perto os trabalhos dos jesuítas na América do Sul inclusive a Missão de São Carlos.

Entretanto o destino das missões já estava traçado: os jesuítas deveriam retirar-se do território ou serem massacrados pelo exército. Todo esforço de convencer os índios a se retirarem das missões não teve sucesso. Mendonza renuncia o seu voto de obediência jesuítica para liderar uma resistência e Irmão Gabriel decide ficar na missão sem lutar.

No final todos os índios são dizimados. Mendonza é morto com um tiro tentando salvar a vida de inocentes crianças, quanto ao Irmão Gabriel tem por sua vez o mesmo destino de Mendonza, morto segurando em suas mãos o corpo de Cristo.

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (91 Kb)   docx (744.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com