TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Seculo Dezoito sob as Luzes e Sombras da Burguesia

Por:   •  7/6/2016  •  Projeto de pesquisa  •  361 Palavras (2 Páginas)  •  285 Visualizações

Página 1 de 2

O século dezoito sob as luzes e sombras do pensamento burguês

Sobre o século XVIII é fundamental mencionar como aspecto essencial, a consolidação da burguesia capitalista, primeiramente devido as estatísticas de desenvolvimento comercial e político e crescimento populacional, superior a qualquer outro período. Em 1789 Londres atingiu a marca de 1 milhão de habitantes, enquanto Paris chegava a meio milhão. Foi o período onde se fortaleceram as duas grandes revoluções que marcaram e deram rumos ao mundo moderno que conhecemos hoje: a revolução industrial ocorrida na Inglaterra e a revolução política e ideológica que surgiu na França, que vinham se moldando desde o século anterior. Segundamente, porque foi um período de dissolução total do feudalismo, que abriu espaço para o trabalho assalariado, para novas reflexões ideológicas e sociais que possibilitaram a desconstruções de modelos monárquicos, absolutistas e feudais (a servidão, a economia de troca e subsistência), de quem se destacava a nobreza e igreja e para o estabelecimento da classe burguesa.

Trazendo os embriões de uma economia monetária estimulada por ambiciosos financistas, que expandiram a ideia de lucro até para uma incipiente agricultura comercial, mais forte na Inglaterra, a burguesia tomava corpo com as mentes notáveis dos iluministas e das associações franco-maçônicas. Esta nova ordem econômica catalisou os conflitos da concorrência imperialista e colonialista das duas grandes potências da Europa, assim surgindo surgem sucessivos conflitos na França, que ainda tinha uma burguesia atrelada ao estado absolutista e buscando, através da Revolução Francesa e do iluminismo, uma nova concepção de nacionalismo, em contrapartida a burguesia inglesa, que com o êxito comercial e expansionista colonialista, há muito já a tinha superado.

Considerando o volume extraordinário de transformações ideológicas, sociais, econômicas e políticas ocorridos no século discutido, é natural que com as influências da Revolução Industrial e Francesa e ideias iluministas, surge uma nova ideia de nacionalismo que propicia e fortalece o processo de formação das monarquias nacionais. Estes conflitos, sejam eles comerciais e políticos, antes de tudo se estabelecem por meio do desenvolvimento técnico e científico, processos que vinham ocorrendo desde o início da Idade Moderna, com a influência das correntes do humanismo renascentista e tem influenciado a percepção cultural, social e política sentidas até hoje.



...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (82.2 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com