TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Crítica - Luzes e Sombras

Por:   •  3/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  640 Palavras (3 Páginas)  •  414 Visualizações

Página 1 de 3

“Luzes e Sombras. Freud e o advento da psicanálise.” Capítulo 23, pág. 423 a 438.

O texto escrito por Ines Loureiro, apresenta a trajetória de Freud, sua formação intelectual e profissional, os primórdios da teoria e da técnica psicanalítica e alguns desdobramentos de suas teorias.

Sigmund Freud nasceu em 1856 na Freiberg, mudou-se para Viena quando tinha 3 anos e lá permaneceu até a ocupação nazista em 1938. Freud mudou-se para Londres e faleceu em 1939.

Freud observava fenômenos psíquicos que povoavam a clínica e a vida quotidiana em seus pacientes, amigos e familiares, mas também, em si mesmo. Podemos tomar como exemplo o complexo de Édipo, onde ele escutava certos conteúdos referentes à sexualidade infantil no discurso de seus pacientes, conhecia algumas produções culturais que veiculavam o mesmo tipo de conteúdo. No entanto, foi com suas próprias análises das lembranças de sua infância que o fez reconhecer que estava diante de um complexo de fantasias e sentimentos de caráter universal.

Freud nasceu em uma família judia, embora fosse agnóstico, o fato de ser judeu lhe conferia algumas disposições psíquicas imprescindíveis para sustentar a fundação de uma nova e polêmica ciência, tais como a tendência à crítica e a independência intelectual. A educação judaica também o proporcionou um sólido conhecimento sobre a bíblia e a facilidade de interpretação dos textos sagrados.

Na faculdade de medicina, os estudos introduzem Freud na tradição da ciência experimental e positivista. Aos poucos foi se convertendo ao materialismo que embasava as ciências naturais, como fisiologia, anatomia cerebral, neurologia e psiquiatria. Freud realizou um estágio dirigido por Ernest Brücke, em seguida foi aluno de Theodor Meynert. Freud depois vai a Paris estudar com Jean Martin Charcot, onde consolida o caminho para uma prática clínica com as psiconeuroses.

Na última década do século XIX Freud propõe noções que constituirão os alicerces fundamentais da psicanálise (inconsciente, repressão, sexualidade infantil, dentre outros). Em 1985 Freud publica “Os estudos sobre a histeria” em coautoria com Joseph Breuer, onde deduzem que os sintomas da histeria são formados a partir da repressão de certas lembranças. Nessa época eles empregavam a hipnose para obter acesso a materiais que pudessem estar na origem dos sintomas, é o que se chama método catártico. Passado um tempo Freud abandona a hipnose por considerá-la um meio artificial de neutralizar a resistência, e passa então a empregar o método de associação livre.

Em 1900 Freud publica “A interpretação dos sonhos” livro no qual se efetua a passagem das investigações estritamente psicopatológicas para um modelo mais amplo, que Freud considera capaz de dar conta do psiquismo em geral. Essa é a primeira tópica e é composto pelo inconsciente e pré-consciente/consciente onde funcionam como um jogo de forças. Na década de 1920 traz a segunda tópica, que descreve o aparelho psíquico como sendo constituído por três instâncias: ID, EGO e SUPEREGO.

Com o texto lido, podemos perceber que Freud estava sempre reformulando seus conceitos e efetuando muitos remanejamentos teóricos. No entanto, por volta de 1900 alguns alicerces fundamentais para a psicanálise

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (46.7 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com