TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O papel do professor de História

Por:   •  29/8/2017  •  Artigo  •  598 Palavras (3 Páginas)  •  209 Visualizações

Página 1 de 3

O PAPEL DO PROFESSOR DE HISTÓRIA E DO ENSINO DE HISTÓRIA NA CONSTRUÇÃO DE UMA SOCIEDADE DEMOCRÁTICA

RESUMO

O artigo aborda o papel do professor de história como mediador entre o instrumento transformador que é o ensino de história e o aluno , tendo como objetivo levar os alunos a consciência de cidadania e uma nova percepção da sociedade indo em direção à construção de uma sociedade democrática.

Introdução

Observando a sociedade brasileira atual, pode-se notar o quanto é desinteressante o ensino da história para o povo. Afinal ,não tem benefício para os poderosos, visto que, a alienação estaciona a luta pelos direitos e ofusca o nosso dever como cidadãos.

O papel do professor é de transformar a sociedade através do ensino da história, porque somente através da criticidade e a ação ativa na sociedade é possível ter promover.

I. PROFESSOR COMO MEDIADOR

As pessoas costumam ver a história como uma disciplina muito complexa e chata. Essas pessoas provavelmente já tiveram que passar horas e horas tentando memorizar todos os presidentes do brasil e datas de seus mandatos.

Esse ensino da história de decoreba e repetição são chatos mesmo e o professor de história precisa tirar essa imagem ruim que ficou do ensino da história ,que foi passada com essa pedagogia tradicional.

O professor deve organizar outras maneiras de ensinar, procurar os melhores materiais didáticos e aula dinâmica que leve a reflexão do aluno sobre a sua sociedade ,seu presente e de que forma ele está inserido nela. Até porque, a informação está na mão do aluno e literalmente ,qualquer celular que tem acesso a internet nos dá alguma informação, mas aí temos o papel do professor que é de ensinar a usar a informação. O professor estimula o aluno na construção do seu sabe, isso implica em ensinar a solucionar, relacionar ,interpretar e por fim, trabalhar numa percepção dos alunos como cidadãos com direitos e deveres.

II.O ENSINO DA HISTÓRIA COMO INSTRUMENTO TRANSFORMADOR

O ensino da história é um instrumento de luta e transformação social porque através dele o aluno desperta para uma consciência crítica que supera o senso comum e traz essa atitude mais pesquisadora e autônoma do conhecimento. O uso bem elaborado desse instrumento pode tirar as escamas dos olhos e trazer um novo modo de enxergar o mundo sobre uma perspectiva mais centrada na crença de uma possível mudança no hoje para a melhora do amanhã.

III. CONSTRUÇÃO DA SOCIEDADE DEMOCRÁTICA.

O professor é o mediador e o ensino da história é um instrumento transformação e temos a construção de uma sociedade democrática como resultado da mediação.

Uma sociedade democrática não vai brotar da terra , por isso é fundamental o ensino da história porque sem conhecimento é impossível qualquer tentativa de progresso. É através da mediação que o aluno poderá ter condição de se proteger contra a opressão e a exploração que existe nessa sociedade, tirar a característica omissa da sua realidade e acabar com a alienação quanto o seu dever como

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (45.9 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com