TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que é Cultura?

Por:   •  4/12/2015  •  Resenha  •  465 Palavras (2 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 2

O que é cultura?

Conceituando cultura segundo o dicionário inFormal - Cultura é o conjunto de manifestações artísticas, sociais, linguísticas e comportamentais de um povo ou civilização. Portanto, fazem parte da cultura de um povo as seguintes atividades e manifestações: música, teatro, rituais religiosos, língua falada e escrita, mitos, hábitos alimentares, danças, arquitetura, invenções, pensamentos, formas de organização social, etc.

O conceito de cultura é um termo complexo e difícil de ser definido. Os antropólogos desde o século XIX procuram definir esta ciência humana e os seus limites. E a meu ver é que os resultados deste conceito são múltiplos e em alguns momentos contraditórios. Segundo o texto o nome cultura, deriva originalmente do cultivar a terra, que gera o trabalho do cultivar e colher, algo que cresce naturalmente e está expressão se associa bem com a cultura humana.

Que seria no caso da cultura humana, uma afirmação abrangente de todas as suas relações materiais e as relações no aspecto espiritual. Ou seja, cultura é tudo aquilo que é produzido pela humanidade, seja no âmbito material ou imaterial. E que também é um comportamento herdado de seus ancestrais, independente da questão biologia.

No texto Eagleton (2005), diz que o homem não é um produto do seu ambiente, mas o ambiente também não é modelável, só por puro capricho destes. O que entende sobre esta relação é que, a cultura é um conjunto de tudo que o homem constrói e que pode alterar a natureza, porém essas alterações não são realizadas por meras exibições.

Outro sentido que se pode dar para cultura é a do entendimento (auto cultura), onde alguém pode ter faculdades superiores e inferiores. Como o autor dar exemplos: entre vontade e desejo, razão e paixão. Neste caso a natureza não é só o mundo, mas a matéria constitutiva do eu. “Como cultura, a palavra “natureza” significa tanto o que está a nossa volta como o que está dentro de nós (...).” (p.15).

A meu ver, cultura é uma série de costumes ou hábitos herdados no decorrer dos tempos, que característica uma comunidade ou sociedade. Que abrange mais o aspecto espiritual (o religioso).

Já para os dias atuais o conceito “cultura” não é mais algo vital para a sociedade. Agora elementos culturais poderiam ser obstáculos para o desenvolvimento ou este conceito poderia estar relacionado com a vida material (relação econômica). No trecho: “A cultura, por certo, ainda tinha seu lugar, mas à medida que a Idade Moderna se desenvolvia esse lugar era ou de oposição ou de complementação”. (p. 49).

Referências

EAGLYTON, Terry. A ideia de cultura. SP: UNESP, 2005.

In: Dicionário de Conceitos Históricos - Kalina Vanderlei Silva e Maciel Henrique Silva – Ed. Contexto – São Paulo; 2006. Disponível em: http://www.igtf.rs.gov.br/wp-content/uploads/2012/03/conceito_CULTURA.pdf. Acessado: 16/07/2014 ás 11h00min.

Cultura – Por Dicionário inFormal (SP) em 10/02/2009. Disponível em: http://www.dicionarioinformal.com.br/cultura/. Acessado: 17/07/2014 ás 10h44min.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (94.8 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com